A Unidos da Tijuca, no carnaval deste ano, faz uma viagem mostrando a magia mística das fábulas de Portugal. A escola carioca, que vai ser a penúltima a desfilar neste domingo (11), levará para a avenida o enredo “Conto de Fados”, com o imaginário interagindo com as histórias portuguesas, segundo a escola, narradas e repaginadas.
A escola, que tem 4 títulos de campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio, começa a sua história com “Ofiussa, a Terra das serpentes”, que é o nome grego dado a Portugal. Além disso o enredo também destaca o “Fado”, que representa o gênero musical típico do país, como uma das formas de apresentar essa viagem, para o público.
A escola tem 4 títulos de campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio, sendo o último campeonato em 2014 com o tema “Acelera Tijuca”, sendo uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, e este ano levará um enredo que exalta “o grande mistério da fé”.
“Hoje a Tijuca é o pescador de histórias, essas que flutuam nas vagas de um oceano mágico,imaginário, de espumas que rendam e bordam personagens“, afirma a escola, ao explicar quais elementos fazem parte da história que levará para a avenida.
Como é visto no samba-enredo, a escola também falará de quando a história de Portugal se mistura com a do Brasil, abordando também o processo de escravidão das pessoas africanas e a junção de diferentes povos e culturas que formaram o Brasil dos dias atuais.
Leia também: “Esse enredo foi feito a partir do olhar indígena”, diz Igor Ricardo, enredista do Salgueiro