As inscrições para o Programa Rouanet nas Favelas são prorrogadas até março

2b605baa-7f22-49c5-988a-c64f09e1cb26.png

As inscrições para o Programa Rouanet nas Favelas foram prorrogadas até 1º de março. A iniciativa tem o objetivo de estimular a realização de projetos culturais que impactem o desenvolvimento das favelas e das pessoas das localidades, que estão em situação de vulnerabilidade. As propostas devem ser cadastradas no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).

O Programa nasceu de uma parceria entre o MinC, Central Única das Favelas (CUFA), Vale e o Instituto Cultural Vale, que vai investir R$ 5 milhões em ações culturais em Belém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Goiânia (GO) e respectivas regiões metropolitanas. O programa busca igualar os investimentos em projetos culturais, apoiando projetos nos territórios de favela.

As inscrições devem ser feitas online /Foto: Freepik

De acordo com o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes, aumentar o prazo facilita os agentes culturais de se organizarem para realizar a inscrição.

Percebemos que pela inexperiência com o mecanismo [incentivo fiscal], muitas pessoas estavam tendo dificuldades para cadastrar seus projetos. Como o Programa busca justamente oportunizar que agentes culturais dos territórios de favela possam desenvolver ou potencializar os projetos em benefício de suas comunidades, nada mais justo que ampliar o período de inscrições. Do contrário, estaríamos reforçando o processo de exclusão social que a ação visa combater”.

Os requisitos para particicpar do edital são: ser uma pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, residente ou sediada nos territórios de favela das cidades contempladas, e respectivas regiões metropolitanas.

No mínimo, 25 projetos serão selecionados nos seguintes segmentos: artes cênicas, humanidades, música e artes visuais. De acordo com o edital, as propostas devem ter a previsão de começar entre 01/09/2024 e 30/12/2025.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Rouanet nas Favelas

Leia também: Banco Central divulga edital de concurso para analista

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top