De acordo com um estudo feito por médicos da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, casos de fratura peniana estão associados ao período do natal. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados hospitalares de 3.421 homens que tiveram o pênis fraturado na Alemanha, entre 2005 e 2021.
O motivo, segundo os médicos, está relacionado ao momento de intimidade e a euforia mais intensos na época festiva, e que podem ser os fatores de risco para este tipo de lesão. “Se todos os dias fossem como o Natal, teriam ocorrido 43% mais fraturas penianas na Alemanha a partir de 2005”, disse Nikolaos Pyrgides, urologista que liderou a pesquisa.
De acordo com o estudo, que foi publicado no British Journal of Urology International, nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, a quantidade de casos foi de 0,78, enquanto que no resto do ano inteiro, foi de 0,54. “Esta lesão tende a ocorrer durante o sexo selvagem – particularmente em posições onde você não está em contato visual direto com seu parceiro”, afirma Nikolaos Pyrgides, que explica o que pode impedir que esaa fratura aconteça.
“Nossas descobertas indicam que os casais devem reduzir o ‘sexo selvagem’ durante momentos de relaxamento para diminuir o risco de fraturas penianas”, afirmou o especialista, ao jornal The Guardian.
O estudo, que é o primeiro a avaliar padrões sazonais neste tipo de lesão, explica que a fratura peniana é um rompimento na região produtora de ereção do pênis, e que geralmente ocorre com um estalo audível, seguido por dor intensa e trazendo sintomas como perda rápida de ereção, inchaço e hematomas graves.
Leia também: Procon realiza cardápio de Natal com receitas econômicas