A editora Mostarda, que tem a proposta editorial ligada à inclusão e pluralidade, tem em seu catálogo biografias com linguagem apropriada para a faixa etária a partir dos 4 anos: A coleção Meu Primeiro Black Power. O formato arredondado das obras e a gramatura das páginas, foram feitas pensando na acessibilidade do público-alvo.
As ilustrações de Leonardo Malavazzi em 4 cores sobre papel-cuchê aproximam ainda mais o leitor mirim das biografias destas personalidades que são, até hoje, referências no Brasil e no mundo. Nomes como Carolina Maria de Jesus, Dandara e Zumbi, são algumas das personalidades que tem suas histórias contadas na coleção.
A coleção inclui:
Carolina Maria de Jesus: Os leitores vão conhecer a história de Carolina Maria de Jesus, mulher negra, catadora de papel e moradora de favela que se tornou uma das escritoras mais importantes do Brasil.
Dandara e Zumbi: Os leitores vão conhecer e nunca mais esquecerão a história de Zumbi e Dandara, dois grandes guerreiros que lutaram pela libertação do seu povo no famoso Quilombo de Palmares.
Irmãos Rebouças: Os leitores vão conhecer dois irmãos incríveis, os Irmãos Rebouças, que foram os primeiros homens negros a estudar numa faculdade e conquistar o diploma de engenheiros.
Mandela: Os leitores vão conhecer o grande Nelson Mandela, homem negro que lutou contra o racismo, foi eleito presidente da África do Sul e se tornou um símbolo de resistência no mundo todo.
Sobre o autor da coleção: Orlando Nilha é formado em Letras e especializou-se em literatura infanto juvenil. Escreve histórias para que crianças e jovens reflitam sobre temas importantes do mundo contemporâneo.
Sobre o ilustrador
Leonardo Malavazzi é formado em Marketing e trabalha com ilustrações voltadas para o segmento editorial. Utiliza diversas técnicas: desde a aquarela até a arte digital. Foi selecionado como um dos melhores ilustradores da América Latina pelo prêmio Latin American Ilustración.
Coleção Meu primeiro Black Power
Páginas: 24
Formato: 3,5 x 20 x 20 cm
Preço do Box com 4 títulos: R$ 79,90
Autor: Orlando Nilha
Ilustrações: Leonardo Malavazzi
Sobre a Editora Mostarda
Fundada em 2018 pela segunda geração de uma família dedicada aos livros, a Editora Mostarda nasce com o nome e com o propósito de uma pequena semente que se transforma na maior das hortaliças. Inclusiva e diversa, a Editora Mostarda entende que seu papel é germinar histórias e responsabilidades sociorraciais e socioambientais, sobretudo entre crianças e adolescentes.
Não por acaso compõem seu portfólio biografias de personalidades pretas de todos os tempos na jovem e já aclamada Coleção Black Power, indígenas notáveis da atualidade na Coleção Kariri, mulheres inspiradoras na Coleção Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas, além das tramas ficcionais presentes nas demais obras, como O Jardim de Marielle.
Com livros em braille (inclusive com ilustrações) e em fontes ampliadas, a intenção da Mostarda é ser uma grande e importante difusora do livro e que, nessa trajetória, seja possível mudar a vida das pessoas, agregando conhecimento, quebrando barreiras e preconceitos. Saiba mais sobre a Editora Mostarda
Leia também: Editora Conexão 7, focada no protagonismo de autores negros e periféricos, lança livro “Um Herói de Papelão”