Luiz Alberto Silva dos Santos, um dos fundadores do Negro Unificado (MNU), morreu aos 70 anos, nesta quarta-feira (13). O ex-deputado federal faleceu em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, vítima de um infarto. A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a quem era filiado.
Natural de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, da comunidade quilombola Baixa do Guaí, Alberto é reconhecido por ser uma das maiories lideranças do MNU, que coordenou de 1995 a 1998, e de ter atuado na defesa dos direitos da população negra na Câmara dos Deputados. Luiz foi deputado federal em 2001 e 2015, e ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia (SJDH).
O MNU também lamentou a morte de do ex-coordenador. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, nesta manhã de 13/12/2023, do nosso companheiro LUIZ ALBERTO SILVA DOS SANTOS, militante negro, baiano, químico, sindicalista, sociólogo, professor, deputado dederal, amigo, pai e irmão de luta e sonhos!“, disse a nota, que continua:
“Seu legado é de luta. Agradecemos a convivência e o aprendizado. O MNU, juntamente com o conjunto de sua militância, solidariza-se com seus familiares e amigos, reafirmando suas bandeiras e seguindo sua trilha, firmes na luta contra o racismo, a exploração e a opressão, na esperança de um mundo mais justo e igualitário“.
A Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa, ao qual era filiado, também lamentou a perda.
“Nunca estamos preparados para receber esse tipo de notícia. Você deixará saudade, companheiro! Os movimentos sociais e o Partido dos Trabalhadores têm muito orgulho da sua história, principalmente na luta por melhoria para nosso povo. Sei que agora está no descanso eterno. Rogo ao Pai que conforte o coração de todas as pessoas e nos fortaleça na fé!”, declarou Alba, líder do PT.
Por causa da morte de Luiz Alberto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou luto de três dias no estado.“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos. E honrando sua trajetória, determinei um luto de três dias no estado”.
Leia também: Morre aos 61 anos o ator Andre Braugher, o capitão Holt de ‘Brooklyn Nine-Nine’