Pedro Paulo Soares Pereira, mais conhecido como Mano Brown, é considerado um dos principais nomes da cena do rap com o grupo Racionais MC’s. Suas contribuições no cenário musical e na cultura brasileira ao longo de quase três décadas, lhe garantiu o título de ‘Ícone do Ano’ no Men Of The Year 2023, da revista GQ Brasil, divulgada nesta terça (05).
O rapper reforça o poder da coletividade, em entrevista para a revista : “Fico lisonjeado pelo reconhecimento, mas trata-se de uma conquista que inclui todo o movimento do rap. Essa é a luta dos Racionais, do Sabotage, do Facção Central, do MV Bill, do Dexter, do RZO, do Djonga, do Emicida e de tantos outros. O nosso maior prêmio; o resto é disfarce e teatro“, disse Mano Brown.
“Roupa da Louis Vuitton, Gucci, isso vira entretenimento, mas não a finalidade. Precisamos colocar o nosso povo no caminho do conhecimento, porque essa é a riqueza que vai nos libertar”. “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível”, como cantamos em A Vida É Desafio, mas com responsabilidade“, continuou.
Apesar de ter crescido longe dos estudos, a voz de Mano Brown ecoa quando se trata de justiça social e luta coletiva. Neste ano, o artista também recebeu os títulos de ‘Doutor Honoris Causa’ pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e também na Unicamp, este último ao lado de Edi Rock, KL Jay e Ice Blue, seus companheiros no Racionais.
Os integrantes do grupo foram reconhecidos como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro”.
Leia também: Unicamp aprova concessão do título ‘doutor honoris causa’ aos Racionais MC’s