No último final de semana, aconteceu o Festival Gastronomia Preta, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) e na Praça da Pira, no Centro da capital fluminense. Com cerca de 28.746 mil pessoas passando pelo evento no sábado (25) e domingo (26), o festival chegou a movimentar exatos R$ 1.079.709,03 nos dois dias.
“A gente está muito feliz daqui, pois conseguimos em dois dias movimentar mais de R$ 1 milhão com toda a estrutura que foi montada, os serviços que foram oferecidos. Também criamos 376 postos de trabalho nos dois dias, e nos dias antes e depois do evento. A gente fez acontecer de uma forma que nem nos nossos sonhos, a gente imaginava“, diz Breno Cruz, mais conhecido como Preto Gourmet, criador da iniciativa.
A primeira edição do evento gratuito, teve o objetivo de evidenciar o sucesso do povo preto na Gastronomia Brasileira e pautar a questão racial nesta mesma área, e além dela. Foram oferecidas atividades como a Feira Gastronômica – que também contou com expositores de produtos artesanais -, a Cozinha Show Benê Ricardo, o Ciclo de Debates Mussum, shows, a Formação Profissional que foi premiada e o Prêmio Gastronomia Preta.
Além do sucesso dos números, o evento também destaca a contribuição socioambiental ao adotar a dinâmica de ‘Lixo zero’, o uso de hortaliças orgânicas de famílias do programa Novo Horta Carioca, que pertence a Secretaria do Meio Ambiente e Clima do Rio, e a utilização de embalagens biodegradáveis no evento.
“Foi lindo de sentir nosso aquilombamento, naquela região que é tão emblemática para o povo preto que ocorreu a chacina da Candelária, e também onde nossos antepassados desembarcaram no Brasil durante a escravidão. Então é importante saber que o povo preto consome, que movimenta a economia, e na primeira edição mostramos esse resultado“, diz Preto Gourmet.
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