A cantora Savanah vem se consolidando no cenário do funk proibidão. Natural da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, ela tem conquistado cada vez mais espaço com suas letras que celebram a liberdade sexual feminina.
A cantora, que iniciou a carreira cantando em igreja, abriu o jogo e falou sobre as preconceito que ainda hoje as mulheres enfrentam ao falar sobre sexo nas suas músicas. “Crescemos ouvindo homens expressando as suas visões sobre sexo e celebrando a sua liberdade sexual em suas músicas e dominarem as paradas musicais, ganharem prêmios e sofrendo zero boicote durante todos esses anos. Hoje, ao olharmos as músicas mais tocadas no Brasil, chegamos a conclusão que esse cenário não mudou“.
A artista continua: “Já quando nós mulheres resolvemos cantar a nossa visão e assumir o nosso protagonismo somos boicotadas, silenciadas e canceladas pela indústria. Claro que evoluímos muito e agradeço as pioneiras do funk que contribuíram muito para que hoje eu possa cantar, mesmo com todas as barreiras”, disse a cantora, que conta com mais de 100 mil seguidores no Instagram.
A intérprete de “Ai Que Sorte”, conta como lida com as críticas em relação aos seus lançamentos. “Eu sou muito feliz e realizada cantando as músicas que canto, por isso não me importo com as críticas ou comentários hipócritas em relação ao meu trabalho. Me sinto honrada em dar voz para outras mulheres”, disse.
Savanah também ressalta a importância das pioneiras do movimento do funk carioca para o crescimento das mulheres dentro da indústria da música urbana.
“Tati Quebra Barraco, Mc Carol, Valesca Popozuda, Deize Trigona e Mc Katia são alguns dos nomes que marcaram o funk e devem ser reverenciadas, porque elas não só abriram portas, elas quebraram a parede para tantas outras mulheres, como eu, pudessem estar cantando sobre putaria. Mas a gente sabe que infelizmente elas não têm o real e merecido reconhecimento que deveriam”, disse.
Savanah é um dos grandes expoentes do funk carioca. O seu primeiro single de lançamento “Aí que Sorte” lançado em 2021 conta com mais de 4 milhões de Plays no Spotify Brasil e chegou ao Top 5 das virais da mesma plataforma. Ela já gravou com Mc Mirella, Rennan da Penha, Mc Flavinho, Mc Darlan, Isaac 22 e outros nomes. Nascida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Savanah vem trabalhando em novos lançamentos.
Leia também: “Nunca me achei bonita”, diz Tati Quebra Barraco ao anunciar que fará nova cirurgia plástica