Circula na internet um vídeo no qual uma mulher portuguesa xinga e insulta uma brasileira. O caso ocorreu nesta segunda-feira (06), no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, em Portugal. A brasileira estava indo para Espanha, quando a portuguesa a chamou de “porca”, e disse para ela voltar “para sua terra”.
A brasileira que concedeu uma entrevista ao G1, e que não quis se identificar, mora e trabalha na Espanha atualmente. De acordo com ela, a confusão começou quando a mala de uma outra mulher que acompanhava a portuguesa que a ofendeu, caiu no seu pé.
“Eu tinha passado o final de semana em Portugal e estava voltando para casa. Estava nas escadas rolantes indo em direção ao meu portão de embarque, quando a maleta de uma mulher caiu no meu pé. Eu disse ‘ai, doeu’ e essa outra mulher, que aparece no vídeo, respondeu ‘doeu? O problema é seu. Volte para o seu país’“, disse a brasileira em entrevista ao G1.
No vídeo abaixo é possível ouvir a série de xingamentos e insultos proferidos pela portuguesa, confira:
Ela afirmou no vídeo da reportagem que irá processar a mulher, mas não teve tempo de registrar boletim de ocorrência porque precisava embarcar no vôo. “Quero processar essa mulher, mas não é nem por mim. É para que ela não faça isso com mais ninguém. Ninguém merece isso”, disse.
No Brasil, de acordo com o Ministério Público Federal, o crime de xenofobia está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 (Lei de combate ao racismo). Quem comete xenofobia está sujeito à reclusão de um a três anos e multa, podendo ter a pena aumentada para reclusão de dois a cinco anos e multa, se o crime for cometido em redes sociais.
Leia mais notícias aqui: Vinicius Junior é eleito o melhor jogador de LaLiga na última temporada, por sindicato espanhol