Artista censurado no mercadão de Madureira faz sua primeira exposição solo na Câmara do Rio

Imagem-do-WhatsApp-de-2023-10-23-as-15.46.50_2c9a8509.jpg

Nesta terça-feira (24), a Câmara Municipal do Rio abre as portas para a “Primeira Exposição do artista Fael”. Uma exposição que ganhou visibilidade nas redes sociais após o artista denunciar em suas redes a censura que sofreu no Mercadão de Madureira, centro comercial na Zona Norte da cidade, e ser acolhido por diversos influenciadores nas redes sociais.

A exposição mostra a visão do artista Rafael Willian, de 21 anos, sobre o cotidiano da vida nas periferias e favelas do Rio. O jovem morador da Zona Oeste, afirma que sua exposição de desenhos foi cancelada pelos gestores do Mercadão, na véspera da abertura dos trabalhos, no dia 13 de outubro. Suas obras, segundo ele, tratam sobre a potência da favela, sobre ancestralidade, a força da mulher preta, sobre orgulho e muito mais.

Eu vivo a arte desde pequeno. Desde muito novo eu já desenhava. Quando não tinha pincel era com lápis da escola, quando não tinha lápis era com tijolo na rua, com café. Já desenhei com tudo. Hoje faço no celular, arte digital, com o dedo. Comecei em um celular pequeno, já fiz arte em madeira. Faço com os recursos que eu tenho. As dificuldades também me motivaram”, explicou.

Artista Rafael William tem exposição vetada em Madureira por quadro retratar violência policial — Foto: Reprodução redes sociais \ Rafael Willian

A frustração pelo episódio no Mercadão de Madureira foi amenizada pelo acolhimento que Rafael recebeu nas redes sociais nos dias seguintes, inclusive da presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, a vereadora Monica Cunha (Psol) que se sensibilizou com a violação que o jovem sofreu e o chamou para fazer a sua primeira exposição no saguão da Câmara Municipal, Saguão José do Patrocínio.

É muito importante trazer essa exposição pra dentro da Câmara porque aqui é a casa do povo. Quando vi esse caso revoltante de censura, eu como parlamentar e mulher preta entendi a necessidade de acolher o Rafael e dar a oportunidade que foi tirada dele de uma forma brutal”, disse a vereadora.

A inauguração da exposição será no dia 24, às 18h e estará aberta ao público de segunda a
sexta, até o dia 31 de outubro.

SERVIÇO:
O que é? “Primeira Exposição do Fael”
Quando: terça, às 18h
Horário de visitação: 10h às 17h
Onde: Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Palácio Pedro Ernesto, Praça Floriano, s/no –
Cinelândia

Leia também: MAM São Paulo e Museu Afro Brasil Emanoel Araujo apresentam exposição em conjunto

Deixe uma resposta

scroll to top