O encontro será promovido pela Comissão Especial de Combate ao Racismo e será aberto ao público
A Comissão Especial de Combate ao Racismo (CeCOR) da Câmara Municipal do Rio, presidida pela vereadora Monica Cunha, promove nesta segunda-feira (25), uma audiência pública para debater o desenvolvimento da política cultural e as responsabilidades do poder público na falta do fomento nas artes de cultura afro-brasileira na cidade do Rio.
O debate, que acontece às 18h30 no Centro de Teatro do Oprimido (CTO), será para apontar as deficiências, desgastes e preconceito que agentes públicos, artistas, produtores culturais, pesquisadores tem enfrentado e encaminhar propostas para mudar esse cenário.
Entre os diversos convidados, estão: o produtor cultural, Dom Filó, o ator Rodrigo Odé, o MC Mano Teko, a escritora, Sinária Rubia, representantes dos grupos Jongo da Serrinha, Caxambu do Salgueiro, Filhos de Gandhi, e muitos outros artistas do município.
Também participarão do encontro os vereadores Thais Ferreira (PSOL) e Edson Santos (PT), relatora e membro da Comissão.
Uma comissão inédita na Câmara do Rio
A Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara do Rio vem recebendo coletivos, artistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil para uma série de reuniões temáticas a fim de fomentar um processo de escuta ativa dentro do parlamento carioca. E para a vereadora Monica Cunha, esta é uma enorme conquista.
“O que está acontecendo nessa Casa por conta dessa comissão é algo nunca visto antes. Esse trabalho é meu filho, é um ser que já está com a cabeça pronta, mas que ainda darei um corpo, para que fique projetado nesta Casa por toda a vida. A minha intenção é tornar esse colegiado permanente dentro da Câmara dos Vereadores. Os futuros parlamentares que chegarem aqui poderão dar continuidade a esse trabalho, com um escopo já estruturado”, adiantou a presidenta.
SERVIÇO:
AUDIÊNCIA PÚBLICA: “Combate ao Racismo na Cultura: A Implementação de uma
política Cultural de Fomento para o Amplo Desenvolvimento das Artes e Cultura
Afro-Brasilita na Cidade do Rio de Janeiro, que garanta a Proteção do Patrimônio
Histórico Cultural Negro no Município do Rio de Janeiro”
HORÁRIO: 18H30
ENDEREÇO: CTO fica na Av. Mem de Sá, 31
Leia também: “Vamos para o combate”, diz vereadora carioca Monica Cunha ao inaugurar Comissão Especial de Combate ao Racismo