Artistas brasileiros são indicados ao Grammy Latino 2023

Design-sem-nome-1-e1695143625930.png

A lista de indicados a 24ª entrega anual do Grammy Latino foi divulgada nesta terça-feira (19). Provando que está em uma ótima fase, a cantora Iza foi indicada na categoria ‘Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa’ com a música “Fé”. A premiação vai acontecer no dia 16 de novembro, pela primeira vez fora dos Estados Unidos, já que está programada para acontecer em Sevilha, na Espanha.

Ainda artistas e grupos como ÀTTØØXXÁ e Carlinhos Brown, Planet Hemp e Criolo, e Filipe Ret e Caio Luccas foram indicados na mesma categoria que a cantora carioca. Já Martinho Da Vila, Mumuzinho e Thiaguinho concorrem na categoria ‘Melhor Álbum de Samba e Pagode’, Gaby Amarantos na categoria ‘Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’ e Djavan concorrendo em duas categorias: ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’ e ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’.

ÀTTØØXXÁ e Carlinhos Brown concorrem com a música “Da Favela Pro Asfalto”, Planet Hemp e Criolo com a música “Distopia” e Filipe Ret e Caio Luccas com a música “Good Vibe”. Sendo destaque, a cantora Gaby Amarantos concorre com seu álbum “TecnoShow”.

Iza, Carlinhos Brown e Gaby Amarantos estão entre os indicados brasileiros /Foto: Divulgação /Reprodução Instagram

A cantora e vencedora do Grammy Latino 2022, Ludmilla foi convidada para anunciar os indicados da categoria ‘Melhor Álbum de Samba e Pagode”. No vídeo, ela explica um pouco da história e divulga os nomes dos indicados. O sambista Martinho Da Vila foi indicado com o álbum “Negra Ópera”, Mumuzinho com a “Resenha do Mumu” e Thiaguinho com “Meu nome é Thiago André “.

O compositor e cantor Djavan está concorrendo na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’ com a música “Num Mundo de Paz” e na categoria ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’ com o álbum “D”. Nesta categoria também está concorrendo a cantora Vanessa da Mata, com o álbum “Vem Doce”.

A premiação homenageia obras gravadas em espanhol, português e outros idiomas reconhecidos no Ibero-América. Para que uma gravação seja elegível para uma indicação, ela deve ter pelo menos 51% de seu conteúdo gravado em espanhol ou português e ter sido lançado comercialmente na América do Norte, América Central, América do Sul, Caribe, Espanha ou Portugal. 

Além desses, outros artistas e grupos brasileiros negros foram indicados. São eles:

  • Na categoria ‘Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa’, concorrem: Xênia França com “Em Nome da Estrela” e Hodari com “Hodari”;
  • Na categoria ‘Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa’ concorre Rachel Reis com “Meu Esquema”.
  • Na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’ concorre Chico César junto com Ronaldo Bastos, com “Do Acaso” e Criolo junto com Arnaldo Antunes, Gabrieu, Keviin & Marcia Xavier com “Algoritmo Íntimo”
  • Na categoria ‘Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)’ concorre o grupo Preto No Branco com “Preto No Branco Vertical” e Eli Soares com “Nós”
  • Na categoria ‘Melhor Vídeo Musical Versão Curta’ concorre Luthuly junto com Nave com “Fixação”

Leia também: Ludmilla e Liniker são premiadas no Grammy Latino 2022

Deixe uma resposta

scroll to top