“Vídeo absurdo”: Prefeito do Rio critica apresentação e proíbe grupo nas escolas

whatsapp-image-2023-08-29-at-11.56.56.webp

O prefeito do município do Rio, Eduardo Paes, postou em suas redes vídeo criticando apresentação de um grupo em uma escola municipal. Na postagem da última terça-feira (29), ele comenta sobre o vídeo em que um grupo de dança se apresenta diante dos alunos, com uma mulher com máscara de cavalo encenando junto a bailarinos, ao som de um funk Cavalo ficou tarado.

Depois da polêmica, a prefeitura abriu uma sindicância para apurar a apresentação que aconteceu na Escola Municipal Ciep Luís Carlos Prestes, na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Com a repercussão, a Secretaria Municipal de Educação decidiu afastar a direção da unidade, pelo conteúdo que considerou inapropriado para crianças do ensino fundamental.

A dançarina da companhia de dança Cia Suave, que aparece no vídeo usando a máscara de cavalo, se manifestou após a apresentação viralizar nas redes sociais. Em um vídeo postado em seu perfil no TikTok, Thamires Candida disse que já viajou o mundo com o espetáculo que deixou “as crianças felizes”, e que não é possível entender o contexto pois só uma parte da apresentação foi divulgada.

As pessoas estão julgando que é do diabo, que é isso, que é aquilo. Vamos ter Deus no coração. As crianças estão muito felizes, não tem nada de mais. A música foi modificada para uma versão light“, diz a dançarina.

O prefeito disse que o grupo está proibido de se apresentar nas escolas e criticou dizendo “Gente, eu recebi esse vídeo absurdo aqui e eu queria entender o que que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso aqui é algo que possa ser apresentado para crianças. Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que vê essa gravação: com muita indignação e com repúdio. Criança está na escola para estudar, para aprender, para desenvolver as habilidades”.

Paes disse que a prefeitura vai endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestras feitas nas escolas municipais da cidade, “principalmente por esses grupos independentes, para que isso não volte a acontecer”. Ele disse não admitir que as crianças tenham acesso “a esse tipo de conteúdo”. Direções de outras instituições foram afastadas também.

Ele disse que a Prefeitura do Rio “tem um projeto claro” para educação que segundo ele, é contratar professores, construir escolas, ampliar vagas em creches, ensino em tempo integral, investir em tecnologia e fazer do Rio referência no ensino de matemática. “É isso que a gente tem feito e que nós vamos continuar fazendo pelas nossas crianças, pelos pais e pelos responsáveis”

A Secretaria Municipal de Educação informou em nota, que está investigando a razão da apresentação, que foi anunciada como classificação livre, e reforçou que é a favor de manifestações artísticas culturais, desde que estejam de acordo com a faixa etária.

Leia mais: Estão abertas as inscrições para novas turmas da Escola de Comunicação Antirracista

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top