Ícone e referência do funk nacional, MC Marcinho morreu neste sábado (26), aos 45 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. O funkeiro sofria de problemas no coração. O ‘príncipe do funk’, como era conhecido, estava internado no Rio de Janeiro desde 10 de julho, após sofrer uma parada cardíaca.
Desde então, os médicos vinham tentando salvá-lo com diversos procedimentos, como a implantação de um coração artificial e o uso da Ecmo, um pulmão artificial externo. Mas neste sábado, o músico não resistiu. “O Hospital Copa D’Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado(26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos“, informou a unidade de saúde.
Em nota, a família do cantor lamentou o falecimento de Marcio André Nepomuceno Garcia, o eterno MC Marcinho.
“É com muita dor e pesar que informamos, que depois de meses lutando pela vida, hoje às 9h10, nosso príncipe do funk descansou. Agradecemos as manifestações de carinho e orações dedicadas à ele até o Fim. A memória de MC Marcinho seguirá viva em nossos corações através de sua obra!“, escreveu a equipe do cantor.
Em março desse ano, Marcinho foi internado pela primeira vez para substituir o marca-passo. O aparelho que é utilizado para regular seus batimentos cardíacos apresentou problemas.
Márcio André Nepomuceno Garcia, mais conhecido como MC Marcinho, nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, no dia 11 de novembro de 1977. O artista foi um dos principais precursores do funk nos anos 90. Entre os principais sucessos da sua carreira estão ‘Rap do Solitário’, ‘Escrito Pras Princesas’, ‘Garota Nota 100’, entre outros.
Antes do primeiro álbum completo, lançou pela gravadora do DJ Marlboro (Afegan/Link Records) um disco em parceria com a funkeira MC Cacau, com quem namorava. O álbum ‘Porque Te Amo’ foi lançado em 1997.
Em 1999, mesmo com menor espaço do funk melody nas rádios, é lançado ‘Valeu Shock’, também produzido pelo DJ Marlboro. O segundo álbum do cantor, com a música ‘Motivos da Vida’ se destacou.
Em 2002 lançou o álbum Falando com as Estrelas produzido pelo DJ Grandmaster Raphael com as canções “Funk das antigas”, “Zona Oeste”, e “Glamurosa”. Com um arranjo mais contemporâneo para o momento, “Glamurosa” ganhou mais destaque, se voltando mais para o “funk moderno” (que usa mais batidas de tambores).
A música é o lançamento de maior sucesso do cantor, e foi escrita usando a apresentadora Xuxa e Verônica Costa , como inspiração.
O funk ‘Garota Nota 100’, foi um grande sucesso na novela ‘Vai na Fé’. A música de MC Marcinho apareceu na voz do próprio cantor e também em uma regravação de Ludmilla, para contar a história da personagem principal ‘Sol’.
Leia também: Morre aos 47 anos a cantora MC Katia