Spcine promove programação especial em homenagem aos 50 anos de Hip Hop  

pzzb9572.jpg

Brasília/DF, 17/07/2023, O movimento Hip Hop brasileiro, durante marcha da Cultura Hip Hop em celebração ao Cinquentenário mundial da Cultura Hip Hop. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (11), às 19h, a Spcine, em parceria com o Instituto Geledés, realiza uma sessão especial e gratuita de lançamento do documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado”, dirigido por  Ildslaine Silva (Mc Sharylaine) e Clodoaldo Arruda. Os ingressos para o lançamento, devem ser retirados no local do evento, 1 hora antes da sessão.

O documentário apresenta o encontro entre a juventude negra e periférica praticante da cultura Hip-hop e o feminismo negro nas ruas de São Paulo durante o final dos anos 1980, o que deu origem ao Projeto Rappers. A exibição será na sala do Circuito Spcine do Centro Cultural Olido, na Avenida São João, 473, próximo da 24 de maio, local importante para a história do hip hop brasileiro.

O evento contará com a participação de Sueli Carneiro, uma das principais intelectuais do feminismo negro no Brasil, com ampla trajetória de dedicação à luta contra o racismo e o sexismo no país, dos diretores do documentário, bem como de Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine, e Marcelo Rocha, gerente de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine. 

Capa do documentário /Foto: Divulgação

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema, e estão limitados à capacidade da sala. Caso a sala esteja lotada, a Spcine realizará uma transmissão simultânea por meio de um telão localizado na parte externa da galeria. Para aqueles que não puderem comparecer ao local, será possível assistir através da Spcine Play, uma plataforma de streaming gratuita disponível para todo o Brasil. Além disso, as exibições também serão estendidas ao longo dos meses de agosto e setembro, em diversas salas de cinema do Circuito Spcine e por meio da plataforma online.  

MÊS DO HIP HOP 

A sessão do documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado” faz parte da programação da Spcine em comemoração aos 50 anos do Hip Hop, que se estenderá por todo mês de agosto. Além desta ação, teremos uma estante especial na Spcine Play em comemoração à data. 

Também na sexta (11), a Spcine Play disponibiliza uma estante contendo 11 filmes, com curadoria parceira de Jaqueline Lima Santos, doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Harvard Alumni Fellow (no The Hiphop Archive Research Institute), além de ter realizado um pós-doutorado na Unicamp sobre as pedagogias Hip-hop no percurso formativo de estudantes que ingressaram na universidade pelo sistema de ações afirmativas. 

Um dos destaques dessa estante de Hip Hop é o documentário “Jair Rodrigues – Deixa que Digam”, dirigido por Rubens Rewald, que fica disponível na plataforma da Spcine Play durante 24 horas, contadas a partir de domingo (13), às 10h. A produção acompanha a trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues, músico e cantor brasileiro considerado um dos percursores do gênero que viria a ser conhecido como rap, devido ao lançamento, nos anos 1960, do samba “Deixa isso pra lá”, com versos mais falados do que cantados.  

SOBRE A SPCINE

Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. 

Leia também: Hip Hop é declarado patrimônio cultural da Paraíba

Deixe uma resposta

scroll to top