Um acarajé rosa em homenagem ao novo filme ‘Barbie’, gerou uma grande polêmica na Bahia. Uma vendedora divulgou o alimento com a cor que faz referência a protagonista do longa, mas a mudança gerou críticas. A Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM) desaprovou a atitude, afirmando que é um desrespeito às tradições.
“Ressaltamos que o acarajé possui especificidades invioláveis e segue preservado como Patrimônio Cultural Imaterial e salvaguardado por nós, logo, é inegociável que suas características sejam alteradas“, diz a ABAM nas redes sociais sobre o acarajé vendido em Salvador.
A presidente da entidade, Rita Santos, disse ao G1 que o bolinho na cor rosa não representa as tradições da venda do acarajé.
“Temos dois termos: a baiana de acarajé, de fato e de direito, que são aquelas que preservam a nossa cultura, que valorizam os nossos antepassados, e aquelas meramente vendedoras, que vão vender pelo dinheiro. Essa é uma que está vendendo pelo dinheiro. Ela não valoriza o nosso legado, ela não valoriza o nosso patrimônio“, disse a presidente da ABAM.
Ela ainda destaca que isso desrespeita também a cultura negra. “Nós, o estado da Bahia, o maior em número de pessoas negras, temos que valorizar o que é nosso, dos pretos, porque vamos dar ‘Ibope’ para Barbie?“
Durante a semana de estreia, vários alimentos aparecem nas redes sociais na cor rosa, em referência ao filme.
A vendedora Adriana Ferreira dos Santos, responsável pelo acarajé rosa, se defende e afirma não se incomodar com as críticas. A mulher ainda detalhou que a coloração rosa não altera o gosto do acarajé, já que ela utiliza corante sem sabor, e que tudo não passou de uma brincadeira.
“Eu não ligo, são pessoas infelizes (que criticam). Não altera nada em sabor. Eu sou uma comerciante do acarajé. É o nosso sustento. Tudo que eu faço gera polêmica e eu estou sempre pensando na qualidade. É muita falta de empatia (de quem critica). Não tem necessidade“, contou a proprietária do Acarajé da Drica para o G1.
Drica vende acarajé e abará há 15 anos no subúrbio de Salvador e é conhecida por sempre “inovar” em suas vendas. Há seis anos ela se tornou conhecida na região por vender acarajé e abará na barca de sushi, e resolveu agora fazer o acarajé da Barbie.
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