58% dos brasileiros são contra proibir o aborto em qualquer situação, segundo Datafolha

silhuetas-a-de-maos-aterrorizantes-no-estudio_0.webp

O Datafolha divulgou uma pesquisa que 58% dos entrevistados diz ser contra a proibição do aborto em qualquer situação. O estudo, realizado entre os dias 17 e 19 de junho, foi divulgado nesta quinta-feira (20) e mostra também que 66% dos entrevistados foram contra o Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

O projeto, inclusive, prevê a penalização em casos de gravidez resultante de estupro. Na pesquisa do Datafolha foram realizadas 2.021 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 115 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

A pesquisa Datafolha foi divulgada nesta quinta-feira (20) /Foto: Freepick

Ao todo 58% da população com mais de 16 anos se posicionou contra proibir o aborto em qualquer situação, mas essa mesma maioria diverge quando perguntada sobre o que deveria ser feito sobre o tema. As pessoas que defendem proibir totalmente o aborto formam 38%.

Já 34% são a favor do aborto nas situações estabelecidas atualmente (sob risco de vida da mãe, anencefalia do feto ou estupro), mas para 17% o aborto deveria ser permitido em mais situações do que as atuais, e 7% são favoráveis ao procedimento em qualquer situação. As mulheres são mais a favor do aborto do que os homens, 69% das mulheres foram contra o projeto da câmara, enquanto 62% dos homens foram contra o PL.

Entre os evangélicos 4% é a favor do aborto em qualquer situação, 13% acredita que deveria ser permitidos em mais situações que as atuais. Já 35% acha que deve continuar como é atualmente e 44% é contra o aborto em qualquer situação. Já entre os católicos, 7% apoia aborto em qualquer situação, 15% apoiam em mais situações do que as atuais, 35% acreditam que deve continuar como é atualmente e 40% defende proibição total do aborto.

Confira a pesquisa na integra.

Leia mais notícias aqui: O que é Semiótica? Curso grátis sobre símbolos usados nas mídias que podem se relacionar com o Racismo

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top