Autoridades públicas e representantes da sociedade irão debater as demandas da juventude e propor iniciativas em prol do acesso dos jovens a serviços e oportunidades
Conferência Carioca de Juventude (GT Educação) – Foto Tadeu Goulart
A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) abriu inscrições, até o dia 25 de setembro, para participação na 4ª Conferência Carioca de Juventude. O evento será realizado entre os dias 29 e 30 de setembro, na unidade Maracanã do Centro Federal de Educação e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Serão dois dias de aprendizado, colaboração e impacto promovidos por representantes do Poder Público e da sociedade, que debaterão temas prioritários para as juventudes.
Neste ano, a conferência terá como eixo central “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Os debates serão realizados por meio de sete mesas dos grupos de trabalhos temáticos (GTs), com a participação ativa dos jovens e de outros atores sociais, subsidiados por documentos que analisam e expõem a realidade das juventudes como, por exemplo, o Estatuto da Juventude, o Atlas da Juventude, o Atlas da Violência, os Relatórios Sobre Violência Homofóbica da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e os Balanços da 1ª, 2ª e 3ª Conferência Nacional de Juventude.
Para o secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, a realização da 4ª Conferência Carioca de Juventude é um marco na democratização e concretização de políticas públicas que beneficiarão a população de mais de 1,5 milhão de pessoas entre 15 e 29 anos.
“Vamos unir forças entre as juventudes do Rio e o Poder Público Municipal para promover um encontro de escuta e proposição. Reconstruir o presente e construir o futuro são premissas básicas para transformar a realidade da juventude carioca, com capacitação, oportunidades, geração de conhecimento, emprego e renda. Tudo isso se transforma em desenvolvimento social e qualidade de vida para todos. Nesta edição da Conferência Carioca de Juventude, buscamos mobilizar esforços para ampliar a participação dos jovens em todo o processo de formulação das políticas públicas que beneficiarão a população que mais precisa de oportunidades“, disse Salvino.
Como se inscrever
As inscrições para a 4ª Conferência Carioca de Juventude podem ser realizadas pelas redes sociais da secretaria em www.instagram.com/juvrio. O formulário está disponível para que as delegações representativas da cidade do Rio participem do evento. Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos moradores da cidade do Rio de Janeiro. No link, também será possível propor ideias para serem debatidas no encontro.
Todos os processos e dinâmicas que ocorrerão durante a Conferência estão esclarecidos no Regimento Interno e sua leitura é imprescindível. Link para o Regimento Interno: CLIQUE AQUI
Eleição dos delegados
No dia 30 de setembro, serão eleitos 100 delegados e delegadas titulares que representarão a cidade do Rio na 4ª Conferência Estadual de Juventude, a partir do voto aberto e direto. As vagas dos delegados serão divididas em: 77 eleitos pelos Grupos de Trabalho; 14 delegados natos do Conselho Municipal da Juventude Carioca e 9 indicados pela Administração Pública Municipal. A inscrição para o processo eleitoral será realizada no dia 29 de setembro, durante a 4ª Conferência Carioca de Juventude.
SERVIÇO
4ª Conferência Carioca de Juventude
Data: 29 e 30 de setembro
Horário: das 12h às 17h (dia 29) e das 8h às 17h (dia 30)
Endereço: Cefet/RJ – Rua General Canabarro, 485 – Maracanã, Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
CRONOGRAMA 1° Dia – 29/09/2023
12h – Abertura do Credenciamento
13h – Cerimônia de Abertura
15h – Plenária de Aprovação do Regimento
17h – Encerramento do 1º dia de credenciamento
CRONOGRAMA 2° Dia – 30/09/2023
08:00 – Credenciamento / Café da Manhã
09:00 – Abertura dos GTs
11:00 – Encerramento dos GTs
11:30 – Almoço
13:00 – Eleição dos Delegados por GT
14:30 – Plenária Final
• Homologação do resultado da Eleição
• Leitura e votação acerca das moções
• Apresentação das Propostas
16:00 – Atividade Cultural
MESAS NOS GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
1. Direito à Educação;
2. Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente e Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
3. Direito à Saúde e Direito ao Desporto e ao Lazer;
4. Direito à Diversidade e à Igualdade e Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
5. Direito à Cultura e Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
6. Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
7. Direito ao Território e à Mobilidade.
Leia também: ‘Deus nos ama como somos’, diz Papa a jovem transexual