De acordo com informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão, 30 municípios estão em situação de emergência, por causa das fortes chuvas e enchentes registradas no estado.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
Cerca de 1.031 famílias estão desabrigadas e outras 2.909 desalojadas. Somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública, até a última atualização. As famílias afetadas pelas chuvas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil, que prestam a pronta resposta nessas situações.
A Defesa Civil reforça a orientação de que, em casos de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado, que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos. Em casos de alagamentos, a população deve procurar um lugar seguro e acionar o serviço de emergência pelo 193.
Na quinta-feira (09), o governador Carlos Brandão afirmou em uma rede social, que não há cidade “coberta por águas”, e que o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Infraestrutura e demais órgãos envolvidos “estão atentos e dando todo o suporte necessário aos municípios“.
“Este ano, as dificuldades estão abaixo do que já passamos, também em decorrência da força-tarefa preventiva realizada para contenção de danos. Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere“, disse.
“As equipes vêm atuando na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado“, afirmou o governo do Maranhão.
Para esta quinta-feira (09), há um alerta amarelo de chuvas intensas para partes do Maranhão, como informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É possível que a nova leva de precipitações piore novamente a situação das cidades já afetadas.
O aviso meteorológico de “potencial perigo” é válido até sexta-feira (10), às 10h. Nesse período, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Em paralelo, os ventos podem alcançar uma velocidade de 40 a 60 km/h.
Leia também: Mortes no RS chegam a 95 e 1,4 milhão de pessoas são afetadas