1 em cada 7 adolescentes possui problemas de saúde mental, aponta estudo da OMS

pexels-cottonbro-6698732.jpg

De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a Universidade John Hopkins dos Estados Unidos, um em cada sete adolescentes entre 10 e 19 anos enfrenta algum tipo de problema de saúde mental. O estudo foi publicado no Journal of Adolescent Health.

Entre as principais doenças apontadas pelo estudo são ansiedade e depressão, além de distúrbios alimentares, problemas de comportamento e ideação suicida. Um dos motivos para a frequência dos problemas, segundo os especialistas, é o sentimento de solidão nessa faixa etária, especialmente entre meninas.

O estudo analisou adolescentes de 10 a 19 anos /Foto: Pexels

Os autores do estudo apontam que há uma associação com o aumento do uso de tecnologia e redes sociais, que podem provocar exclusão escolar e bullying. Mas o aumento também pode ser associado a quantidade de estudos sobre o tema para pessoas dessa idade, e o acesso dessas mesmas pessoas a informações relacionadas à saúde mental, ajudando nos diagnósticos.

Segundo o levantamento, há riscos em não abordar esses assuntos com jovens dessa idade. “As consequências de não abordar as condições de saúde mental dos adolescentes se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades“, explica.

O estudo também aponta que 1/3 dos jovens apresenta essas doenças antes dos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada. Além disso, dados indicam que as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões nesse grupo.

Os adolescentes com condições de saúde mental são, por sua vez, particularmente vulneráveis à exclusão social, discriminação, estigma (afetando a prontidão para procurar ajuda), dificuldades no aprendizado, comportamentos de risco, problemas de saúde física e violações dos direitos humanos“, aponta o estudo.

Leia também: Painel da População Negra é lançado pelo Ministério da Saúde

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top