Zâmbia Brand: marca negra representa o Brasil no COTERIE 2024, em Nova Iorque

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A Zâmbia Brand é a única marca brasileira, liderada por uma mulher negra, que está presente no COTERIE, evento bianual voltado para profissionais do setor de moda, que é realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, até esta terça-feira (24). A designer de moda e pós-graduada em gestão empresarial, Vivian Ramos, é a fundadora da marca.

A empresária enfatiza a historicidade das peças e comemora a disseminação das suas criações de forma nacional e internacional. “Hoje, vejo minhas criações espalhadas por todo o Brasil e até mesmo em outros países. Cada peça carrega consigo uma história, um pedacinho de mim e das mulheres que me inspiraram”,  pontua.

Zâmbia Brand é a única marca brasileira, liderada por uma mulher negra, que está presente no COTERIE /Foto: Lucas Mavinga

Ao todo, são mais de 1.000 marcas que têm a oportunidade de exibir suas últimas coleções a um público composto por compradores, varejistas, especialistas do setor, influenciadores, representantes da mídia e estilistas. 

“Participar deste evento é uma vitória para toda a comunidade negra, para aquelas pessoas que têm talento, mas não tem oportunidades. Elas precisam ser vistas”, acrescenta Vivian.

Ela explica ainda que, desde pequena, presenciou os trabalhos manuais produzidos por sua mãe e outras mulheres do território. “A arte manual sempre esteve presente em minha vida, influenciada pela minha mãe, uma professora e artesă. Cresci em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, onde muitas mulheres se dedicam ao artesanato, dessa forma encontrei inspiração para criar a Zâmbia”, pontua.

Artesã, mulher negra e entusiasta da moda desde a infância, Vivan reforça que a empresa celebra uma cultura ancestral com ênfase no protagonismo da mulher negra. “Em nossas criações destaca-se o design, a exuberância e uma forte identidade conectada aos nossos valores, proporcionando força, beleza e autenticidade para quem veste”, explica.

Com a missão de empoderar mulheres, destacando a cultura brasileira, ela conta ainda que cria acessórios para mulheres plurais. “Celebramos a diversidade e o poder feminino. A Zâmbia é mais que uma marca de joias, é a materialização de um sonho de celebração da identidade feminina”, finaliza.

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