Vivendo a personagem Lola na novela “Beleza Fatal”, da Max Original, a atriz Camila Pitanga retorna às novelas após 10 anos do seu último trabalho nesse formato. Em entrevista ao Notícia Preta, a artista falou sobre o processo de construção da personagem do novo projeto, da homenagem a personagem Bebel de ‘Paraíso Tropical’, e sobre voltar a fazer novelas.
“É voltar com um passo bonito, e também honrando a trajetória que eu trilhei ao longo da minha carreira na telenovela. Eu não tinha dúvidas“, afirma Camila, que interpreta Lola, a vilã ambiciosa de ‘Beleza Fatal’, que é uma poderosa empresária dona de um império no ramo da estética. Na trama Camila compartilha o protagonismo com Camila Queiroz, que interpreta a Sofia, e com Giovanna Antonelli que interpreta Elvira.
Segundo Camila, Lola é uma personagem desafiadora, e esse foi um dos motivos para aceitar o convite para participar do projeto, além de também ter se interessado em participar do formato em uma plataforma de streming pela primeira vez.
“Eu lendo os episódios eu fui ficando muito apaixonada, e também por ser uma aposta, uma abertura de mercado. Esse projeto inaugura uma outra coisa que não significa só pra mim, que pode dar luz ao mercado brasileiro. Mas a Lola, é uma personagem multifcetada, tão rica, tão louca“, explica.
A atriz conta que a construção da personagem foi bem minunciosa, já que de acordo com Camila, Lola é muito diferente dela.
“Até um determinado momento ela tem determinados vícios terríveis da nossa sociedade, mas com o tempo ela vai piorando e quando ela chega no topo, ela não vai querer voltar. E não tem nada a ver comigo, e eu fui pra sala de ensaio. É um trabalho de artesania que poucas pessoas conhecem do ator e da atriz, para poder dar corpo e achar a âncora da humanidade dela. Eu tentei dar o máximo de verdade, para apesar da histeria, o público poder se conectar com essa pessoa“, explica.
Leia também: “Estou descobrindo uma outra camada de atriz”, diz Cris Vianna sobre sua personagem na novela ‘Família é Tudo’
Mas o trabalho feito em ‘Beleza Fatal’ não foi diferente dos anteriores. Com grandes trabalhos no currículo como a Isabel de “Lado a Lado” (2012), a Olga da série “Aruanas” e a Bebel de “Paraíso Tropical” (1997), Camila diz que sempre trabalhou as personagens com a mesma entrega.
“Não tem um trabalho que eu não vá para uma sala de ensaio, parto do vazio, do medo, do pânico, do desamparo de uma certa maneira. Pois por mais que eu tenha o texto, e eu confie que aquilo tem força, eu acredito também na força do trabalho, da pesquisa. Isso não é novo“, conta.
E por falar em Bebel, em ‘Beleza Fatal’ a Lola usa duas frases ditas por Bebel em Paraíso tropical, que ficaram marcadas na mente do público: ‘Cueca Maneira’ e ‘Que boa ideia esse casamento primaveril em pleno outono’.
“Eu tenho certeza que a Lola ia ser apaixonada e se diria prima da Bebel. Ao longo dos episódios elas são parecidas, mas os caminhos são diferentes. Mas a ideia de citar as frases foi da Maria de Médicis, e foi uma homenagem carinhosa a Bebel, mas também a Denis Carvalho, Gilberto Braga. É nossa citação“.