Vini Jr se solidariza com Yago Mateus, brasileiro vítima de racismo na Eurocopa de basquete

unnamed-1.jpg

O jogador de futebol Vinicius Júnior prestou solidariedade a Yago Mateus, armador do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, que foi vítima de racismo em um jogo da Eurocopa de basquete. Nas redes sociais, o atacante do Real Madrid escreveu uma mensagem para o compatriota e destacou a necessidade de punir atos racistas. 

“Comecem a punir essas pessoas ou voltaremos como era antes. Mas enquanto não fazem nada, seguiremos na luta pelo nosso. Força, meu mano!”, escreveu o atacante do Real Madrid.

Vini Jr deixou uma mensagem para Yago Mateus nas redes sociais.

Entenda o caso

Na última terça-feira, o jogador de basquete Yago Mateus foi chamado de macaco durante partida da Eurocopa de basquete, entre Badalona, da Catalunha, e Ratiopharm Ulm. O jogo aconteceu na Espanha, país onde Vini Jr também sofreu racismo. A transmissão de TV do duelo flagrou o exato momento em que uma mulher ataca Yago. 

Leia também: Após sofrer mais um ataque racista, Vinícius Jr diz que Liga Espanhola ‘segue sem fazer nada’

“Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a seleção brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude”, disse o armador.

O jogador de basquete disse que o caso é revoltante e triste. Foto: reprodução/ redes sociais

Em nota, a Confederação Brasileira de Basquete repudiou o caso. O Baldana, adversário do Ratiopharm Ulm, time do brasileiro atacado, também se manifestou contra o ocorrido. O clube afirmou que encaminhou os vídeos para as autoridades competentes “analisá-los, tomar as devidas providências e as decisões cabíveis”. O Baldana catalão ainda ressaltou que rejeita veementemente qualquer tipo de “comportamento e/ou comentário intimidador, ofensivo, racista e/ou xenófobo”.

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

0 Replies to “Vini Jr se solidariza com Yago Mateus, brasileiro vítima de racismo na Eurocopa de basquete”

Deixe uma resposta

scroll to top