Vazamento de chaves Pix atinge 11 milhões de pessoas

conceito-de-colagem-scaled.jpg

O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciaram nesta quarta-feira (24) que houve acesso não autorizado a informações relacionadas a chaves Pix no sistema Sisbajud, uma ferramenta de busca de ativos, gerida pelo CNJ, em colaboração com o Banco Central. O evento de segurança se deu nos dias 20 e 21 de julho e comprometeu dados de registro de 11.003.398 indivíduos.

De acordo com as duas instituições, não houve exposição de informações sensíveis, como senhas, saldos, extratos financeiros ou dados que estejam sob sigilo bancário. As informações que foram expostas eram exclusivamente cadastrais, incluindo nome do titular, chave Pix, instituição financeira, número da agência e número da conta.

Não foram expostos dados confidenciais, como senhas ou saldos, informa CNJ. Foto: Freepik

Em um comunicado, o Banco Central destacou que a exposição “não permite transferências de valores, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”. O CNJ também informou que a questão foi “rapidamente identificada e corrigida”, e que o sistema retornou ao seu funcionamento normal após a implementação das medidas de segurança. A Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram notificadas oficialmente sobre o incidente.

Embora os dados expostos não possibilitem transações financeiras, o CNJ advertiu que a divulgação de informações cadastrais traz riscos potenciais, como tentativas de fraudes e golpes. Em razão disso, o órgão recomenda que os usuários estejam alertas a comunicações suspeitas e reforcem sua segurança digital.

Leia mais: Aumento do uso de reconhecimento facial no Brasil e levanta debate sobre questões raciais

O CNJ enfatizou que não realiza contato com os afetados por meio de SMS, e-mails ou telefonemas, e que irá criar em seu site oficial um canal exclusivo onde os cidadãos poderão verificar se foram impactados pela exposição de dados.

Esse incidente ocorre em um cenário onde a proteção de dados está recebendo atenção crescente no país, especialmente após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O artigo 48 da LGPD estabelece que os responsáveis por dados pessoais devem informar sobre incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano significativo aos titulares.

Púrpura Santana

Púrpura Santana

Púrpura é uma multiartista paraibana, escritora, atriz e roteirista, trás consigo um domínio peculiar sob as palavras.

Deixe uma resposta

scroll to top