Na manhã desta quarta-feira (06) foi realizada a cerimônia de posse do ativista Preto Zezé, que assumiu a presidência global da Central Única das Favelas (CUFA) e sua vice, Elaine Caccavo. O evento aconteceu na sede da entidade localizada no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio.
“A CUFA faz parte mais da metade da minha vida. estar aqui é simbólico. lembro até hoje de quando eu lavava carros nas ruas de Fortaleza. O Celso foi lá e me recrutou. o Brasil está precisando juntar gente com saberes diferentes. Aqui estamos iguais, com objetivo em comum. vamos transformar dificuldades em oportunidades. Tenham em mim um soldado leal”, diz Preto Zezé durante seu discurso.
Elaine era Diretora Executiva da CUFA, agora ela assume outra responsabilidade. Durante sua fala, a vice-presidente agradece o fundador da Central Única das Favelas, Celso Athayde.
“Estou na CUFA há 20 anos. Agradeça o Celso Athayde por essa trajetória. Eu faço diversos projetos na CUFA como a Taça das Favelas e a Expo favela. Vou trabalhar muito porque é o que eu mais gosto de fazer. A gente consegue com tantos anos de trabalho alcançar voos altos“, declara.
A cerimônia de posse reuniu convidados em um café da manhã para a celebração desta nova etapa na unidade da CUFA. A apresentadora Regina Casé falou sobre a gratidão que tem com a favela.
“O meu trabalho, a minha vida, é uma tentativa de retribuir o que eu recebo da favela. Assistir o crescimento da CUFA é maravilhoso. Eu agradeço a CUFA por chamar a favela de favela e não de comunidade carente. O Rio está precisando da CUFA para ele se fortalecer, não podemos deixar o Rio se perder, precisamos mostrar para o mundo a verdadeira essência do Rio de Janeiro, que gerou a CUFA” declarou a artista.
O evento também contou com a presença do apresentador Luciano Huck, que esteve na edição de 2023 da Expo Favela Innovation, realizada pela Favela Holding, com produção da InFavela e parceria social da Central Única das Favelas, a maior feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto no País.
“Contem comigo nessa nova jornada. Já andei tanto por essas comunidades e sempre que venho aqui fico inspirado. Só a gente construindo pontes potentes como a CUFA faz é que vamos conseguir superar as dificuldades”, declarou.