Será realizada, entre os dias 1º e 3 de outubro, a primeira edição do festival Negras Melodias Show, promovido pelo Universo Afromusic, sempre às 20h, no canal do YouTube da produtora.
O festival destaca projetos autorais, de artistas inovadores, propondo apresentações solos, duos com linguagens distintas e performances exclusivas que sugerem um novo olhar e uma nova escuta, convidando, sobretudo, o público para apreciar sonoridades que emparelham o passado, presente e futuro da música preta. “Acredito ser necessário e importante a existência de espaços e toda sua licença musical para artistas pretes no país onde o DNA musical é herança afro-diaspórica”, explica o curador do evento, Hever Alvz.
Segundo a direção do festival, online e gratuito, o público poderá conhecer as crônicas das cantoras e compositoras Bia Ferreira e Josyara, se envolver no lovesong, fruto da parceria Nina Oliveira & Theodoro, escutar sobre ancestralidade a partir de Melvin Santhana, viajar longe no afrofuturismo experimental de Saskia & Felinto, e levitar nas possibilidades utópicas de Hever Alvz & Melifona. A apresentação será conduzida pelo músico, jornalista e produtor Marcio Lazaro.
Leia também: SLAM BR vai selecionar representante da Copa América de Slam
Realizado pelo Universo Afromusic, em parceria com o Teatro de Contêiner Munguzá, o Negras Melodias Show é o segundo projeto dedicado à música negra independente e contemporânea do canal junto ao teatro: primeiro foi o Festival Afromusic #1 e depois o Festival Aformusic #2.
“A iniciativa chega para mostrar quantos tons são precisos para celebrar a inalcançável criatividade do povo preto no fazer musical”, conclui o curador.
Para saber mais informações sobre o festival, clique aqui.