Ícone do site Notícia Preta

Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas

Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A coleção “Reflexividades Indígenas”, conta com sete livros escritos por pesquisadores nascidos em comunidades indígenas que concluíram o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, ligados ao Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Os livros foram publicados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

O conjunto foi desenvolvido entre 2013 e 2016 em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os livros estão disponíveis para venda na Livraria Universitária (LUA).

Dagolberto Lima Azevedo, Gabriel Sodré Maia, João Paulo Lima Barreto e João Rivelino Rezende são os autores da coleção e foram responsáveis por contribuírem com a construção de uma epistemologia Yepamahsã (Tukano). Eles sistematizaram conceitos, concepções e práticas desse povo que reside no Alto do Rio Negro.

As dissertações de mestrado dos autores resultou nas quatro publicações. São os indígenas sendo autores de suas próprias histórias.

De acordo com a Ufam, os livros acessam novas chaves antropológicas e experimentam uma lógica que traduz as relações estabelecidas entre pessoas de mundos diversos. Duas das publicações foram escritas em português e na língua Tukano.

Sair da versão mobile