O que nasceu como podcast hoje se consolida como um programa de televisão. O Ubuntu Esporte Clube, criado em 2020 por Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno, Rafaelle Seraphim e Thales Ramos, é o primeiro projeto audiovisual da Globo desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros.
Com mais de 100 episódios desde a criação, o Ubuntu estreia nesta sexta-feira (17), na televisão e vai fazer parte da grade de programação do SporTV. E o primerio convidado é ninguém menos que o escritor e compositor Nei Lopes, um dos maiores intelectuais do Brasil e referência nos estudos de África e diáspora africana.
Vascaíno de carteirinha, Lopes foi sabatinado pelos jornalistas por uma hora e falou sobre diversos assuntos: futebol, Pelé, samba, religião… “Estou me sentindo em casa”, afirmou. O programa de estreia vai ao ar nesta sexta-feira (17), às 23h e será quinzenal.
Relembre o início do programa
Os maiores nomes do esporte mundial são negros: Pelé, Simone Biles, Michael Jordan, Serena Williams, Usain Bolt, Muhammad Ali… Então, nada mais justo que pessoas pretas estejam diretamente envolvidas na análise esportiva.
Partindo dessa necessidade, cinco jornalistas negros do Grupo Globo levaram a ideia à diretoria e estrearam o Ubuntu Esporte Clube, primeiro podcast esportivo da empresa, feito exclusivamente por funcionários negros.
Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Rafaelle Seraphim, Pedro Moreno e Thales Ramos estão à frente do projeto, que contou com arte feita por Michel Lima e vinheta na voz do locutor Júlio Oliveira – todos negros.
Leia também: Natação paralímpica: Gabriel Araújo bate recorde mundial na Inglaterra
A ideia é mostrar que essas pessoas têm muito mais a dizer do que apenas falar sobre racismo. No núcleo de esporte da Globo, são 43 podcasts no total (agora, 44 com o Ubuntu E.C.). O podcast vai ao ar semanalmente, sempre às quartas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Pocket Podcasts, Pocket Cast e Globoesporte.com.
0 Replies to “Ubuntu Esporte Clube estreia na TV com Nei Lopes como convidado”