Ícone do site Notícia Preta

Trump doa US$ 100 mil para reconstruir monumentos racistas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, doou um quarto do seu salário anual, para financiar a reparação de monumentos racistas que foram destruídos em protestos no país, após o assassinato de George Floyd, em maio deste ano. A doação pessoal equivale a de 100 mil dólares.

Trump anunciou a doação em suas redes sociais neste sábado (15). O valor será repassado para o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, que está encarregado de realizar a reconstrução das obras retiradas por manifestantes antirracistas.

“Prometi a vocês que não receberia um centavo de salário como seu presidente. Eu doo todos os 400 mil dólares (que recebo)! É uma honra doar estes 100 mil para o Serviço Nacional de Parques, para ajudar a reparar e restaurar nossos grandes monumentos nacionais. Tão importante para nossa história americana! Obrigado!!”, declarou Trump.

A execução de George Floyd, em 25 de maio, por policiais brancos em Minneapolis, gerou uma onda de manifestações antirracistas nos EUA e no mundo. Uma das formas que a comunidade afro-americana encontrou para protestar contra o racismo institucional é a retirada de estátuas de personagens da história estadunidense associados ao racismo.

Sair da versão mobile