A noite da última terça-feira (6) foi marcada por mais um ato racista por parte de torcedores. Desta vez, os torcedores do Newell’s Old Boys (ARG) foram os responsáveis por cenas que vem se tornando cada vez mais comuns nos estádios.
Na partida válida pela Copa Sul-Americana, torcedores do Santos filmaram uma mulher imitando macaco e um homem mostrou uma banana no Celular para a torcida do Peixe. O jogo aconteceu na Vila Belmiro, e o time argentino venceu o Santos por 2 a 1.
No final de maio deste ano, os jogadores Ângelo e Joaquim foram vítimas de racismo por parte da torcida do Audax Italiano, no Chile, em partida válida também pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, Ângelo foi chamado de “macaco” por torcedores locais.
O caso aconteceu quando Ângelo saia pela lateral do campo, ao ser substituído, e um torcedor proferiu os insultos. Ângelo ficou sabendo no vestiário que o zagueiro Joaquim também foi xingado. Em entrevista ao canal “De Olho No Peixe”, o atacante desabafou.
“(…) sai na mídia, todo mundo repudia, é incrível como as pessoas não amadurecem e não aprendem. Basta de racismo, é algo que machuca muita gente e que a punição seja feita”, disse o atacante. O jogador afirmou ter sido apenas um torcedor a xinga-lo, outros torcedores o xingavam, mas apenas um fez insultos racistas e fez gestos de macaco.