Teresa Cristina apresenta o show “Pagode, preta” no Festival Sesc de Inverno

20230603012125_IMG_1118-Copia-scaled.jpg

Neste domingo (16) Teresa Cristina levará para o Festival Sesc de Inverno, seu show “Pagode, Preta”. O evento começa às 16h no Campo do Sana, em Macaé, no Rio de Janeiro. A apresentação da artista, junto com uma banda formada totalmente por mulheres pretas, tomará o palco com uma série de sucessos que Teresa montou, como forma de valorizar a importância do pagode, além de seus músicos, cantores e compositores. 

No repertório do show que tem entrada gratuita, estão clássicos do pagode dos anos 80 e 90 que marcaram a vida – e coração – dos brasileiros, assim como foi com a Teresa Cristina, que fez questão de contemplar compositores brilhantes como Almir Guineto, Arlindo Cruz, Marquinhos PQD e Jorge Aragão; grupos lendários como o Fundo de Quintal, Só Pra Contrariar, Raça Negra e Revelação; e as divas Alcione e Beth Carvalho. 

Com a banda formada integralmente por mulheres pretas, Teresa Cristina conquista um feito inusitado, uma vez que são os homens que estão no imaginário popular quando o assunto é pagode, e revolucionário, já que Teresa quer abrir espaço para mais mulheres na indústria músical.

Teresa Cristina durante show /Foto: Larissa Lopes @euularissalopes

Além dos instrumentos tradicionais de uma roda de samba como o surdo, tantan, pandeiro e cavaquinho, Teresa também fez questão de chamar uma baixista, baterista e flautista para incorporar o som de um bom pagode e montar um show dançante. 

Foi na adolescência que Teresa Cristina se encantou pelo pagode, trilha sonora de momentos de celebração e festas familiares pelo subúrbio do Rio de Janeiro. Os anos passaram e a artista se consolidou como uma das maiores intérpretes de samba no país, mas nunca deixou de frequentar os pagodes, lugar onde se identifica e que serviu de inspiração para um repertório especial.

Foi assim que nasceu “Pagode Preta”. Teresa Cristina, então, comenta sobre o novo show. “É no pagode que eu me encontro, sabe? Quem frequenta sempre me acha por ali porque é onde eu me identifico. Quero mostrar toda grandiosidade do pagode e a sua importância pra música brasileira. Escolhi a dedo as músicas desse show, são canções que todo mundo conhece, em sua maioria bem românticas e que não vão deixar ninguém parado.” 

Leia também: Beyoncé e SZA são destaque no BET Awards 2023

Deixe uma resposta

scroll to top