O site norte-americano TasteAtlas divulgou neste mês, um ranking com as 10 piores comidas brasileiras. O caruru, prato de origem africana e tão tradicional na Bahia, foi eleito uma das piores comidas da Brasil, de acordo com pesquisa. A lista possui 10 pratos, e o caruru aparece na nona colocação, com nota 3,6. O cuscuz paulista ocupa o primeiro lugar dos piores.
Caruru é um prato brasileiro composto por quiabo, camarão seco, cebola e nozes torradas cozidas em azeite de dendê. O levantamento é feito com base nas classificações do público, que ignora avaliações “patrióticas locais” e dá “valor adicional” às classificações do público nomeado como “conhecedores” de comida, assegura o site.
No site norte-americano eles explicam o significado do prato, e a importância dele nos rituais das religiões.
“Embora o prato tenha origem africana, é considerado um prato brasileiro que foi exportado para fora da África pelos escravos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil. O caruru é um marco das cerimônias religiosas afro-brasileiras, onde é conhecido sob o nome de amalá, e é um dos preferidos de Xangô, o deus africano iorubá do fogo”.
Foram registradas 7.014 avaliações, sendo 5.139 reconhecidas pelo sistema como legítimas. Na região da Bahia, o caruru é tradicionalmente consumido como condimento junto com o acarajé, um bolinho feito com feijão-fradinho, e frito.
Outro prato que chamou bastante atenção dos internautas, é a salada de maionese. Tradicionalmente servida com o churrasco, também é conhecida como salada de batata gaúcha por ter sido inventada pelos gaúchos.
O Cuscuz paulista é patrimônio do estado de São Paulo e foi eleito a pior comida brasileira, segundo o ranking do Taste Atlas, com nota 3. O prato feito com farinha de milho e preparado com legumes, peixes e carnes em apenas uma panela, não agrada o público, segundo o site.
Confira a lista:
1º – Cuscuz paulista (nota 3,0)
2º – Arroz com pequi (3,1)
3º – Tareco (3,2)
4º – Quibebe (3,4)
5º – Maria-mole (3,5)
6º – Salada de maionese (3,6)
7º – Sequilho (3,6)
8º – Caldo de mocotó (3,6)
9º – Caruru (3,6)
10º – Pé-de-moleque (3,7)
Leia também :Datafolha aponta que 23% dos brasileiros dizem não ter comida suficiente em casa