Segundo Datafolha, paulistas se dizem mais de direita do que de esquerda

img_4677.webp

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (03), revelou que os moradores da cidade de São Paulo se dizem mais de direita, que de esquerda. De acordo com os dados, 28% dos entrevistados se dizem de direita e 21%, de esquerda. A pesquisa foi realizada com 1.092 paulistanos, ouvidos entre os dias 27 e 28 de maio.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou menos. Ainda, os entrevistados tiveram que indicar de 1 a 7, sendo 1 mais par esquerda e 7, mais para direita, como se identificavam. A média da cidade foi de 4,3, se colocando mais próximo da direita.

Ato em apoio ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista/ Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os paulistas também foram perguntados com relação a outros posicionamentos políticos. Assim, 12% se identificou como centro-direita, e 10% como centro esquerda. O primeiro, foi o menor percentual já registrado pelo Datafolha desde 2003, enquanto o segundo se manteve o mesmo desde 2013.

Com relação aos que se identificam com a direita, o percentual foi o maior dos últimos dez anos, assim como os que se identificam com a esquerda. Mas a dificuldade em se identificar com uma posição ideológica diminuiu. Em 2013, 16% afirmou não saber como se posicionar. Percentual que diminuiu pela metade (8%) este ano.

Leia também: Parada LGBT+ de SP: de verde e amarelo e arco-íris, milhares de pessoas se reúnem na Avenida Paulista

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta