Segundo Datafolha, paulistas se dizem mais de direita do que de esquerda

img_4677.webp

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (03), revelou que os moradores da cidade de São Paulo se dizem mais de direita, que de esquerda. De acordo com os dados, 28% dos entrevistados se dizem de direita e 21%, de esquerda. A pesquisa foi realizada com 1.092 paulistanos, ouvidos entre os dias 27 e 28 de maio.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou menos. Ainda, os entrevistados tiveram que indicar de 1 a 7, sendo 1 mais par esquerda e 7, mais para direita, como se identificavam. A média da cidade foi de 4,3, se colocando mais próximo da direita.

Ato em apoio ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista/ Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os paulistas também foram perguntados com relação a outros posicionamentos políticos. Assim, 12% se identificou como centro-direita, e 10% como centro esquerda. O primeiro, foi o menor percentual já registrado pelo Datafolha desde 2003, enquanto o segundo se manteve o mesmo desde 2013.

Com relação aos que se identificam com a direita, o percentual foi o maior dos últimos dez anos, assim como os que se identificam com a esquerda. Mas a dificuldade em se identificar com uma posição ideológica diminuiu. Em 2013, 16% afirmou não saber como se posicionar. Percentual que diminuiu pela metade (8%) este ano.

Leia também: Parada LGBT+ de SP: de verde e amarelo e arco-íris, milhares de pessoas se reúnem na Avenida Paulista

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top