O New York Brazilian Film Festival (NYBRFF) está de volta com sua segunda edição, que acontece a partir desta sexta-feira (08), até sábado (09) e domingo (10) na cidade de Nova Iorque, celebrando a criatividade e a diversidade do cinema brasileiro. A abertura do festival será marcada pela apresentação de MC Tha, que fará sua estreia nos Estados Unidos com um show de 60 minutos na Episcopal Church of the Ascension, uma igreja de estilo gótico construída em 1866, localizada no Brooklyn.
A artista paulistana, conhecida por seu estilo inovador que mistura funk, pop e música afro-brasileira, interpretará singles de seus dois álbuns, proporcionando ao público uma experiência imersiva em um cenário que remete às pitorescas igrejas inglesas. Além da artista, ícones como Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini, Marcos Frota e o aclamado artista plástico Jaime Lauriano estarão presentes. Sophia Raia Celulari é a mediadora convidada do evento.
Neste ano, o projeto apresenta uma programação rica, com produções de diretores renomados como Glauber Rocha (Deus e o Diabo na Terra do Sol), Aly Muritiba (Cidade de Deus – A Série), Marton Olympio (Anderson Spider Silva) e Raphael Montes (Bom Dia, Verônica – Netflix).
Ao todo, o festival – que tem como objetivo promover discussões profundas e subversivas, refletindo a complexidade e a riqueza da cultura brasileira – oferecerá mais de 20 horas de exibições nacionais, abordando temas contemporâneos como classe, gênero, raça e política. Entre os destaques está o longa “Dançando na Chuva”, do já citado Jaime Lauriano.
“Nova York é uma das capitais mais significativas do mundo e sua cultura cinematográfica é reforçada por uma série de festivais de cinema que acontecem ao longo do ano. Nesse cenário, a NYBRFF segue comprometida em fornecer uma plataforma internacional para promover a arte brasileira globalmente. Somos movidos por nossa crença na criatividade desenfreada. Acreditamos que o cinema é uma forma de arte que tem o poder de unir culturas e iluminar a universalidade da experiência humana“, destaca Laura Barker, fundadora e diretora do New York Brazilian Film Festival.
A edição anterior, realizada em setembro de 2023, contou com a presença de grandes nomes como Marco Pigossi (Cidade Invisível – Netflix) e Flávia Neves (Fogaréu). O evento, que foi apoiado por marcas como Arezzo, Fasano e Santos Lloyd Law Firm, consolidou seu papel na promoção do cinema brasileiro no exterior.
Além das exibições cinematográficas, o festival também desenvolve projetos sociais, incluindo bolsas de estudo e workshops em São Paulo, ampliando o alcance cultural do Brasil. “Meu intuito é fortalecer os
laços econômicos, sociais e culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, exibindo, através da nossa arte, as tradições e modos de vida do nosso povo“, explica Laura Barker. “Queremos compartilhar as diversas
histórias e perspectivas das várias regiões do Brasil por meio de uma programação cuidadosamente curada“.
Leia também: Exposição Ecos Malês leva arte, memória e resistência na Casa das Histórias de Salvador (BA)