Na manhã desta terça-feira (25), o Reino Unido deu posse ao primeiro premiê não branco de sua história. Rishi Sunak é filho de imigrantes indianos e ex-ministro de finanças, substitui a ex-primeira-ministra, Liz Truss, que renunciou após ficar apenas 45 dias no cargo.
A Índia foi colônia britânica até o ano de 1947, quando o Reino Unido passou a soberania para o país asiático. Porém, os britânicos e europeus em geral, se julgavam superiores aos povos nativos das África e Ásia. Segundo o discurso colonialista, os povos asiáticos e africanos eram incapazes de resolver seus próprios problemas e precisavam da “ajuda” dos europeus que estariam trazendo o “progresso” e a “civilização”.
Atualmente, cerca de 1,5 milhão de indianos vivem em terras do Reino Unido, uma das maiores colônias fora do país asiático, correspondente a 1,8% da população das ilhas.
A cerimônia foi realizada no Palácio de Buckingham, onde Sunak foi oficialmente nomeado Primeiro-Ministro Britânico pelo Rei Charles III. Em seu primeiro discurso como premiê, ele disse que prevê dificuldades, mas colocará o Reino Unido no caminho do desenvolvimento novamente.
“Colocarei a estabilidade econômica e a confiança no centro da agenda deste governo. Isso significará que decisões difíceis estão por vir (…) Conheço o alto cargo que aceitei e espero corresponder às suas exigências”, disse.
Sunak tem 42 anos, já foi chefe do Tesouro do governo e venceu a corrida pelo partido conservador, derrotando a única adversária Penny Mordaunt, que desistiu depois de não conseguir a marca de 100 legisladores do partido para apoiá-la.
Leia também: “Sonho sendo realizado”, Pocah comemora divulgação na Times Square, em Nova Iorque
A fortuna de Rishi Sunak e sua mulher, Akshata Murty, herdeira de um império indiano de tecnologia, está estimada em 730 milhões de Libras (R$ 4,39 bilhões), segundo a Rich List do Sunday Times. Ainda de acordo com a Rich List, a fortuna do rei Charles III está avaliada em 370 milhões de Libras (R$ 2,2 bilhões).