A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou nesta sexta-feira (10) o número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado desde o dia 29 de abril, dia em que começaram os temporais. Neste momento são 116 mortos, 337.116 pessoas estão desalojadas e ao todo quase 2 milhões de cidadãos gaúchos foram afetados pela catástrofe.
Em nota a instituição orientou aos cidadãos como proceder para ajudar com a lista de desaparecidos. A Defesa Civil do Estado orienta às pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos”.
De acordo com os dados da Defesa Civil ,o efetivo utilizado nos regates é de 27.218 agentes, 3.466 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
A Defesa Civil alerta, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
A ONU também anunciou que apoia a população gaúcha, com o envio de kits de emergência, apoio a abrigos, monitoramento de doenças e assistência a menores.
Confira os dados atualizados:
- Municípios afetados: 437
- Pessoas em abrigos: 70.772
- Desalojados: 337.346
- Afetados: 1.947.372
- Feridos: 756
- Desaparecidos: 143
- Óbitos confirmados: 116
- Pessoas resgatadas: 70.863
- Animais resgatados: 9.984
Leia mais notícias aqui: “Mandaram procurar uma escola mais perto”: moradora da Maré (RJ) revela mensagem de colégio do filho após faltas por conta de tiroteio