Quase 240 terras indígenas foram afetadas por seca extrema ou severa, aponta Cemaden

5039584384994356457.jpg

Cerca de 239 terras indígenas no Brasil foram afetadas por seca severa ou moderada, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em julho deste ano, foram identificadas 32 áreas em seca extrema, o nível mais alto na classificação do órgão, e 207 por seca severa.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Outras 173 foram afetadas por seca moderada, com a maior parte dessas áreas localizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Desde julho, 20 municípios no Amazonas estão em estado de emergência devido à seca.

São 239 terras indígenas no Brasil afetadas por seca severa ou moderada em julho deste ano /Foto: Divulgação/Secom-PR

Segundo o Cemaden, 404 cidades brasileiras estão enfrentando condições de seca extrema, conforme o Índice Integrado de Seca (IIS). Os dados mostram que o número é quatro vezes maior que o registrado em junho deste ano, e 40 vezes superior ao do mesmo período do ano passado. Além disso 1.361 se encontram em situação de seca severa e 1.068 seca moderada.

As regiões mais afetadas incluem o Sul da Bahia e o Norte de Minas Gerais, onde alguns municípios estão há mais de 100 dias sem chuvas. A previsão para este mês é de que mais cidades alcancem o estado de seca extrema.

Na Bacia do Rio Paraná, a seca continua se intensificando, variando de severa a extrema em grande parte da região. Esse cenário mantém a área em estado de alerta, demandando medidas estratégicas para mitigar os impactos, especialmente o risco de incêndios“, diz o Cemaden.

O órgão chegou a emitir um alerta sobre o agravamento da seca em várias regiões do Brasil, principalmente no Amazonas, Acre, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Leia também: Tribunal Eleitoral do Tocantins relança cartilha bilíngue sobre eleições para os povos indígenas

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top