Por Guilherme Muniz
Capacitar a população negra para compor o mercado criativo da publicidade e propaganda, que ainda é formado por apenas 15% de pessoas negras em cargos estratégicos de diretoria. Esse é o objetivo do projeto ‘Cria da Quebrada’ uma realização de uma parceria da P&G Racial 360º juntamente com a agência Grey, Universidade Zumbi dos Palmares e a M.AD School of Ideas.
O Notícia Preta acompanhou o lançamento do projeto na última quinta-feira (25), em São Paulo, uma iniciativa consiste em formar cerca de 25 profissionais negros para indústria criativa da publicidade e propaganda.
O curso tem duração de 7 meses e beneficia, nesta primeira etapa, cerca de 25 alunos e ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino superior sem fins lucrativos que tem como missão de promover a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, da dignidade da pessoa humana e da diversidade étnico racial.
Além da formação desses profissionais negros, a iniciativa também visa a inserção no mercado de trabalho. Por isso, os estudantes poderão apresentar seu portfólio criado durante o curso no evento de formatura, que contará com a participação de todas as agências que atendem a P&G.
A Grey Brasil tem prioridade na contratação desses profissionais e promoverá intercâmbio de até cinco alunos para um estágio em uma das agências da Grey pelo mundo. “Este projeto é urgente e importante para tornar o mercado publicitário mais inclusivo, considerando que 56% da população brasileira é negra. É nosso dever, como empresa de comunicação, construir pontes para uma sociedade mais justa”, diz Luciana Rodrigues, CEO da Grey.
O reitor Dr. José Vicente definiu o momento como de grande alegria e emoção porque, apesar de ser um projeto que já começa com um grande legado.
“Esses 25 jovens não vão resolver o problema do racismo no Brasil, mas serão como uma chama iluminada e potente. Essa luta não é do movimento negro, mas de toda a sociedade, de todos os seres humanos que têm respeito uns pelos outros”, disse o reitor.
Camilla de Lucas que é produtora de conteúdo e embaixadora da Downy, esteve presente no evento, e em entrevista ao Notícia Preta disse:
“É muito importante que essas pessoas estejam ali, porque nosso país infelizmente não dá oportunidades para todos, é um país sim racista e a gente precisa de profissionais que sejam sim capacitados e eles também tem o poder de ter uma mente criativa para fazer bons comerciais. Então eu quero que essas pessoas também ali atrás das câmeras sejam parecidas comigo.
Também em entrevista ao Notícia Preta, o presidente da P&G Brasil André Felicíssimo disse:
“Nós da P&G Brasil estamos em uma jornada para combater o racismo estrutural que existe no país, a gente tem que começar a dizer que ele existe e precisamos falar a respeito. Nós queremos ter mais diversidade étinico racial em todas as áreas da sociedade.”
Leia também: Diversidade em publicidades cresce 6% no ano de 2021, aponta estudo
A seleção dos alunos da Universidade Zumbi dos Palmares para o Cria da Quebrada será realizada pela M.Ad School of Ideas. Os interessados devem se inscrever no site do projeto.
As aulas começam em outubro e acontecerão quatro vezes por semana, na Faculdade Zumbi dos Palmares. O laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o projeto Cria da Quebrada, foi equipado com todas as ferramentas necessárias para a melhor qualificação dos alunos. A empresa patrocinadora também oferecerá ajuda de custo mensal por aluno para transporte e alimentação.
Além da formação, os estudantes poderão apresentar seu portifólio criado durante o curso, no evento de formatura, que vai contar com a participação de todas as agências que atendem a P&G.