Programação do FAN BH 2023 homenageia os 50 anos do Hip Hop, em capital mineira

386364443_18359091139075146_3950410480716767609_n.jpg

Toda a programação do palco 1 do Parque Municipal está sujeita à lotação e é necessário a retirada de ingressos

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH 2023 vai reverenciar o movimento Hip Hop, criado em 1973 por MCs, DJs, grafiteiros e B.Boys, que une os quatro elementos da cultura das ruas. Esta edição que começa nesta sexta-feira (27), vai homenagear esse movimento, que carrega uma das vertentes da cultura negra em suas veias.

Dentro da programação, o destaque é para o rapper carioca Major RD, que faz sua apresentação no no domingo (29) no palco 1, a partir das 18h30, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O autor de Ascensão do Cisne Negro vai cantar os seus grandes sucessos no Festival mais negro e democrático de Belo Horizonte.

O o rapper carioca Major RD éo destaque do evento /Foto: Reprodução Instagram

Pensando em descentralizar as atividades do FAN BH 2023, a organização realiza um After com Dj Nyack X Rua Dois, no Viaduto das Artes, no Barreiro. O evento acontece após o show do grupo Fundo de Quintal, nesta sexta-feira (27), que será realizado no Parque Municipal. Outra atividade no Viaduto será a exibição do documentário Racionais MCs: Das Ruas de São Paulo para o Mundo.

Outra celebração importante dentro da programação do FAN BH 2023 é a comemoração dos 40 anos do Baile da Saudade, uma das grandes referências negras e musicais de Belo Horizonte, no próximo sábado (28), às 20h, no Palco 2 no Parque Municipal. Criado em 1983 pelo DJ Toninho Black, o Baile da Saudade tem o objetivo de resgatar e manter viva a cultura black soul na capital mineira. Era uma reunião de amigos que frequentavam os bailes realizados no centro da cidade, nos anos 70, e que caíram no esquecimento popular no início dos anos 80, com a febre das discotecas. A atividade também contará com intervenção de dançarinos Soul e também dos grupos Funky Trem e Soul na História da Arte.

Também à noite no Parque Municipal, sábado, 28 de outubro, se junta às comemorações dos 50 anos do Hip Hop, a banda carioca Black Rio faz um show recheado de black music, funk, jazz e samba rock, a partir das 21h, no palco 1.

O domingo, dia 29 de outubro, será dia de rodas de conversa, batalha de breaking e lançamento do Selo Hip Hop. A roda de conversa fica sob a responsabilidade de W2, Negro F, Larissa Amorim, Colombiana, Nica, DJ Joseph, Jonathan Canito e Victor Magalhães, a partir das 15h30, no palco 1 do Parque Municipal. Além disso, o espaço também recebe, a partir das 16 horas, a Batalha de Breaking com Game Over Breaking Battle.

A partir das 17 horas, é a vez de curtir vários shows de Hip Hop com os rappers Berê, Radical Tee, DJ Black Josie, Tamara Franklin, Ynaê, Neghaum, La Plaza Rap, Kainná Tawá, Vinijoe, Reinaldo Café, também no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Retirada de ingressos: https://linktr.ee/fanbh2023

AFTER NO VIADUTO SANTA TEREZA

Como não poderia deixar de ser, o Viaduto Santa Tereza, celeiro de diversos MCs do Estado e palco de grandes batalhas de rimas, vai receber a festa do After FAN com o Baile do Popo e Batekoo BH convidam MC Saci, sábado, às 22 horas, logo após o show da Banda Black Rio.

ATRAÇÕES PUJANTES

Outro nome de peso na cena do Hip Hop nacional de destaque nos palcos do FAN BH é o rapper MV Bill e Kmila CDD, duas gerações do rap nacional fazendo alusão ao tema do Festival, que é a tríade temporal passado, presente e futuro.

Além disso, o FAN BH incluiu uma sessão de cinema comentada do documentário Racionais MCs: Das Ruas de São Paulo para o Mundo, produzido pela Netflix e dirigido por Juliana Vicente. A exibição é no Cine Santa Tereza, com uma das sessões destinada exclusivamente para jovens do sistema socioeducativo.

Dando continuidade às celebrações dos 50 anos do Hip Hop, o Parque Municipal recebe a performance da Cia dos Anjos de Danças Urbanas. O projeto parte do desejo de apresentar as culturas urbanas da dança e da música, presentes no universo do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. No mesmo espaço, uma Live Painting Afrofuturismo, com Ed-Mun. O artista realiza trabalhos pelo Brasil e países da América Latina, América do Norte, Europa, África e Estados Unidos, onde frequentemente expõe em museus, festivais e pinta grandes murais.

Também no audiovisual, uma sessão de cinema com a exibição do curta-metragem FDRF Street Session, da produtora FDRF Audiovisual, no Cine Santa Tereza.

Serviço:

Exibição do documentário Racionais MCs: Das Ruas de São Paulo para o Mundo

27 de outubro, sexta-feira

Às 19 horas

Viaduto das Artes – Av. Olinto Meireles, 45 – Barreiro, Belo Horizonte

After FAN – Dj Nyack X Rua Dois

27 de outubro, sexta-feira

Às 21h30

Viaduto das Artes – Av. Olinto Meireles, 45 – Barreiro, Belo Horizonte

Exibição Curta-metragem FDRF Street Session

28 de outubro, sábado

Às 17 horas

Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte

Baile da Saudade

28 de outubro, sábado

Às 20h

Parque Municipal

Show Banda Black Rio

28 de outubro, sábado

Às 21h

Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro, BH

After Fan com Baile do Popo e Batekoo BH e MC Saci

28 de outubro, sábado

Às 22h

Viaduto Santa Tereza – Av. Assis Chateaubriand, 619 – Floresta, Belo Horizonte

Roda de Conversa e Lançamento do Selo Hip Hop

29 de outubro, domingo

Às 15h30

Batalha de Breaking

29 de outubro, domingo

Às 16h

Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro, BH

Shows de Hip Hop com rappers

29 de outubro, domingo

Às 17h

Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro, BH

Show Major RD

29 de outubro, domingo

Às 18h30

Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro, BH

Leia também: Com investimento de R$ 6 milhões, Ministério da Cultura lança edital de valorização da cultura Hip-Hop

Deixe uma resposta

scroll to top