Produtos eletrônicos, tecnologia e moda representam o sonho de consumo de 80% dos moradores de favela e periferia, revela pesquisa

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Os segmentos de eletrônicos, tecnologia e moda representam juntos o sonho de consumo de 8 em cada 10 residentes de favela. É o que mostra um estudo do Data Favela, instituto de pesquisa parte da Favela Holding. O estudo aponta quais marcas fazem parte do sonho de consumo dos moradores de favelas e periferias no Brasil.

Já o setor automotivo é o mais mencionado, representando 36% das respostas, seguido por tecnologia e eletrônicos (25%), moda (19%) e eletrodomésticos e artigos do lar (9%). Os dados reforçam que as favelas e periferias não são apenas espaços de desafios sociais, mas também territórios de aquecimento na econômica e consumo.

Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

A favela movimenta a economia e tem preferências de consumo bem definidas. As marcas que souberem dialogar com esse público de forma autêntica e respeitosa terão uma vantagem competitiva“, diz Renato Meirelles, fundador do Data Favela.

A amostra também demonstra o crescente desejo de mobilidade e tecnologia, fatores que impactam diretamente o dia a dia das favelas. O setor automotivo, por exemplo, representa um desejo ligado tanto à necessidade prática de deslocamento quanto à renda familiar. Já os eletrônicos e a tecnologia refletem a conexão cada vez maior desse público com a digitalização e o acesso à informação e entretenimento.

Muitos moradores desses territórios usam a mobilidade e a tecnologia para trabalhar com aplicativos de transporte e alimentação. Essa movimentação gera milhões por ano em todo o Brasil”, diz Marcus Vinicius Athayde, diretor do Data Favela.

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