Nesta quinta-feira (16), os MCs Kekel e Davi lançam a música “Pretos na Mira”, que propõe mudança de foco nas câmeras e olhares. O objetivo é denunciar a vigilância racista e enaltecer a potência e o talento da comunidade negra. Já o clipe do single será lançado na próxima terça-feira (21).
Câmeras de segurança são recursos que visam aumentar a sensação de proteção das pessoas, que se resguardam de qualquer possível perigo por meio de imagens. No entanto são, também, utilizadas para o monitoramento discriminatório de pessoas negras, que são julgadas e postas “na mira” simplesmente devido a sua cor.
Diante deste cenário, e como forma de colaborar no combate à vigilância racista, colocando “na mira” o talento e a inspiração da comunidade negra, os MCs Kekel e Davi lançam nesta quinta a música e o clipe “Pretos na Mira”, um manifesto artístico idealizado pelo Instituto KondZilla e a gravadora RG6.
O projeto “Pretos na Mira” tem o desafio de denunciar e inspirar mudanças na sociedade a fim de combater o racismo. Ele surge em meio a um alarmante contexto nacional racista. A canção – composta especial para o momento “Pretos na Mira” – possui uma letra de impacto e reflexão.
Leia também: Museu da Imagem e Som recebe a exposição “Nossas Sensações Não São Nossas”
Por meio de trechos como “(…) e o ouro do meu corpo quero que perceba (…)” o projeto visa combater a vigilância racista ocorrida em estabelecimentos públicos e privados do Brasil. A faixa, já disponível nas principais plataformas de música, marca a primeira ação do movimento que, por meio de conteúdos e ações de conscientização pretende denunciar essa prática de racismo, debater soluções e colocar os pretos na mira de sua história próspera.
“Pretos na Mira ” está disponível em todas as plataformas digitais. Clique aqui e acesse.