Na madrugada desta sexta-feira (19), está prevista a sensação térmica de 5° na cidade de São Paulo. Para enfrentar a situação, o Governo do Estado irá disponibilizar a Estação Pedro II do Metrô, na linha 3-vermelha, para abrigar a população em situação de rua que, na capital paulista, é formada, em sua maioria (70%), por pessoas negras, de acordo com o levantamento do Instituto Qualitest. Esta é a segunda vez que a ação é realizada neste ano.
O local tem capacidade de abrigar até 100 pessoas por noite, o que representa menos de 1% das 24.334 pessoas identificadas em situação de rua pelo Instituto Qualitest e pode ser ampliado, se necessário, para até 400 vagas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes, quedas de temperatura e geadas provocados pela chegada de uma massa de ar fria nos próximos dois dias. Nas regiões mais afetadas: Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, observa-se alterações climáticas – situação alarmante, sobretudo, ao considerarmos a realidade socioeconômica e o crescimento da população de rua no país.
Leia também: População em situação de rua faz fila de dois quarteirões para almoçar em BH
Entre quinta e sexta-feira (18 e 19/08), há previsão de tempestade em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Segundo o Inmet, o acumulado de chuvas pode chegar a 100 mm em 24horas, com ventos intensos (até 100 km/h) e queda de granizo.
No Rio de Janeiro, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva, rajadas de ventos e possibilidade de temperatura mínima de 14°. A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ) orienta para que nestes casos, “o cidadão permaneça em locais seguros”– se possível. Além disso, reforça a importância de se cadastrar no serviço de alerta, enviando uma mensagem através do SMS para o número 40199, informando o CEP da sua residência.
Este cadastro, que é gratuito, possibilita o recebimento de avisos oficiais da Defesa Civil, via SMS, sobre riscos de temporais, no Rio de Janeiro. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEP’s desejar. Em caso de emergência, na cidade é orientado a ligar 199.