Um vídeo gravado por uma testemunha no último domingo (18), mostra policiais militares espancando um homem durante uma abordagem no bairro Jardim das Imbuias, Zona Sul de São Paulo. As agressões acontecem com chutes e golpes de cassetete contra um homem no chão, que não se mexe. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), os agentes foram identificados e afastados.
As imagens divulgadas nas redes sociais mostram dois policiais agredindo o homem caído no chão, sem se mexer, enquanto um terceiro agente observa a cena sem intervir. Em nota a SSP afirma que a “abordagem não condiz com as diretrizes da Polícia Militar“, mas em 2024 e no início desse ano, diversos casos de volência policial no Estado de São Paulo tiveram grande repercussão.

Como o caso do homem jogado de uma ponte em dezembro do ano passado pelo policial militar Luan Felipe Alves Pereira, que foi indiciado pela Polícia Civil. Outro caso foi de uma jovem de 16 anos baleada e morta durante uma abordagem policial em janeiro, em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo. A prisão do policial foi decretada.
Neste caso mais recente, a SSP afirmou em nota ao Notícia Preta que instaurou um Inquérito Policial Militar para analisar o caso. Ainda de acordo com a PM, o homem agredido, que não teve a identidade revelada, foi preso e encaminhado ao 101° DP, por estar com uma motocicleta roubada.
Porém, a SSP não informou se o homem recebeu atendimento médico após o episódio, nem como está o quadro clínico dele.
Leia também: Justiça por Vitinho: página denuncia morte de jovem negro em operação policial na Bahia