Poeta norte-americana Tracy K. Smith participa de eventos no Brasil para lançamento de livro

9ECAC5B2-65E5-4B86-AF9A-7737DFBB2BAD-1.png

A educadora e poeta norte-americana Tracy K. Smith, visita o Brasil esta semana para falar de seu primeiro livro chamado ‘Vida em Marte’, publicado no país pela Relicário Edições. Smith passará por eventos em São Paulo na próxima sexta-feira (16), e no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (19).

Em São Paulo a escritora participa do Festival Poesia no Centro, em São Paulo e conversa com a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva e com a jornalista Nanni Rios, às 21h. No Rio a conversa de Tracy K. Smith é com a também jornalista, tradutora e poeta Stephanie Borges num lançamento com sessão de autógrafos no Rio de Janeiro, na Livraria Janela.

Na terça-feira (20) ela se reúne com Eduardo Coelho no Auditório PACC da Faculdade de Letras da UFRJ.

Foto – Divulgacao

Vida em Marte é o primeiro livro da autora publicado no Brasil e, segundo o New York Times Book Review, um do livro de poesia premiado em 2012 com o prestigioso Prêmio Pulitzer de Poesia, Tracy K. Smith imagina uma trilha sonora para o universo.

Sua poesia, com referências tiradas de David Bowie e da ficção científica, acompanha as descobertas e fracassos da existência humana, sugere aos leitores que o importante não é tanto desvendar os enigmas do universo, mas sim acolher o seu mistério.

Smith, que escreveu esses poemas após a morte de seu pai, um dos engenheiros do Telescópio Hubble, constrói sua metáfora marciana: o espaço exterior, sinônimo daquilo que não pode ser plenamente conhecido, onde seu pai se desvaneceu. Eleva o olhar às estrelas, mas focaliza a lente de seu telescópio no concreto, no íntimo, até mesmo no doméstico.

Leia também: Chimamanda Adichie retorna ao Brasil para Bienal do Livro do Rio, em junho

Deixe uma resposta

scroll to top