Maior parte dos motoristas e entregadores de aplicativos são negros, diz pesquisa

dsc2140-1.jpg

Uma pesquisa divulgada na última terça-feira (11) pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), revelou que mais da metade dos motoristas e entregadores de aplicativos no Brasil são negros.

São mais de 1,2 milhão de entregadores trabalhando no país, dos quais 68% se declaram pretos ou pardos. No caso dos motoristas de aplicativo, são mais de 385 mil trabalhando nessa realidade, e 62% deles se declaram negros. A pesquisa mostrou que o perfil de ambas as categorias é composto por homens negros de 20 a 50 anos, com o ensino médio completo, com a renda familiar de três salários mínimos e parte da classe social C.

pesquisa
Trabalhador de entrega por aplicativo ruas do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Tanto no caso dos entregadores como no caso dos motoristas, foi identificado que 1% desses trabalhadores se identificam como indígenas. Outras informações expostas na pesquisa em relação ao perfil de ambas as classes, expôs que 48% dos entregadores e 37% dos motoristas tinham outros trabalhos no momento em que as entrevistas foram feitas.

Leia também: Brasil tem aumento de 7,4% de pessoas em situação de rua em 2023, afirma pesquisa

Porém 63% das pessoas ouvidas que trabalham dirigindo, e 52% que trabalham fazendo entregas, afirmaram que o trabalho por aplicativo representava sua única renda. Já sobre o momento que decidiram começar a trabalhar com as plataformas, no caso dos motoristas, a maioria (36%) estava procurando trabalho, já a maioria (45%) dos entregadores tinham uma ocupação prévia e
a mantiveram depois de iniciar as atividades com os aplicativos.

O levantamento feito entre agosto e novembro de 2022, que entrevistou 3025 pessoas em todas as regiões do território nacional, é o primeiro a utilizar dados das plataformas 99, iFood, Uber e Zé Delivery.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “Maior parte dos motoristas e entregadores de aplicativos são negros, diz pesquisa”

Deixe uma resposta

scroll to top