Rapper acusa polícia de entrar em sua casa meia noite sem mandato de apreensão. Polícia diz que Oruam e seus amigos impediram o cumprimento do mandato contra um menor procurado por roubo.
Em vídeos postados nas redes sociais, o rapper Oruam acusa a Polícia Cívil do Rio de Janeiro de estar na porta da sua casa meia noite, sem busca de mandado e apreensão. “Vai entrar na nossa casa meia noite e vai fazer o que quiser com nós, porque nós não é ninguém” afirmou o cantor.
Na sequência de storys postados, é possível ver policiais sem uniforme fazendo uma revista em alguns homens na porta da casa de Oruam e discutindo com o rapper e seus amigos, logo depois os policiais são filmados dentro da casa do cantor e derrubam um jovem no chão.

Segundo o secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) obteve a informação de que na casa de Oruam estava um adolescente de 17 anos, identificado como Menor Piu.
“Havia um mandado de busca e apreensão contra o Menor Piu por vários crimes [fatos análogos, por se tratar de um adolescente infrator]”. Como já era quase madrugada, obviamente nós não poderíamos entrar na residência dele (Oruam). Ficamos ali esperando a movimentação. Ele (Menor Piu) saiu da casa e, já em via pública, foi feita a abordagem.
A revista feita pelos policiais foi gravada e postada nas redes sociais do cantor, no momento em que o jovem é direcionado para dentro de um carro descaracterizado da polícia, outro grita: “Nós é artista” e um policial responde que “artista é o cara***“. Em seguida, o mesmo policial pergunta se o jovem quer ir junto também preso. “Aqui é policia porra, quer ir junto? É só ir na DRE”
Na sequência de storys é possível ver que a discussão escala e Oruam e seus amigos de dentro de casa começam jogar pedra contra o carro dos policiais, nesse momento um dos PMs aponta uma arma na direção que gravam o momento e indagam: “Tá esculachando nós, aqui é artista, quer matar nós? Atira em nós, vai matar nós?”. O policial abaixa a arma e entra no carro.
O secretário Curi afirma que esse momento foi logo em seguida da apressão do jovem Menor Piu. “Oruam viu da varanda da casa dele e começou a tacar pedras em cima dos policiais”, acertaram a viatura e machucaram o policial que acompanhava o Moysés [Santana, delegado da DRE].”
Quando ocorreu esse tumulto entre Oruam e os policiais, o Menor Piu conseguiu abrir a porta esquerda traseira da picape onde se encontrava e saiu correndo. Curi afirma que Oruam e seus amigos impediram uma ação policial: “Não foi uma confusão: eles frustraram, eles impediram que uma ação legítima do Estado fosse concretizada”.
Leia também: Rapper Oruam é solto após ser acusado de abrigar foragido da Justiça dentro de casa no Rio
Polícia entra na casa do rapper
A noiva de Oruam, Fernanda Valença também postou storys sobre o ocorrido, nos vídeos é possível ver o momento em que, já dentro da casa do rapper, dois policiais estão segurando um jovem. O jovem pergunta “Me fala o que eu fiz? Eu não resisti, não xinguei ninguém mano”, mas o policial responde. “Resistiu e me xingou, desacato, desacato” e derruba o jovem no chão, Fernanda pede calma e o jovem continua afirmando que não fez nada.
Em outro vídeo postado por Oruam, ele mostra um dos quartos de sua casa revirado e afirma que foi a policia, é possível ver roupas jogados no chão e na cama, e um guarda roupa aberto. Na ação policial, um homem foi preso.
O secretário da Polícia Civil afirma que os policiais entraram na casa de Oruam porque o caso já se configurava flagrante: “Como eles estavam em flagrante, resistindo à prisão, danificando patrimônio público, os policiais entraram na residência, porque já era situação de flagrante”
Oruam é indiciado por ligação ao Comando Vermelho
Nesta terça-feira (22) a Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou o rapper Oruam por ligação ao Comando Vermelho (CV) e deve responder por 6 crimes, sendo eles: tráfico, associação para o tráfico de drogas, lesão corporal, resistência qualificada, dano ao patrimônio público e desacato.
Em entrevista ao Bom dia Rio, o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi afirmou que Oruam é um criminoso faccionado.
“Se havia alguma dúvida de que o Oruam seria um artista periférico ou um marginal da pior espécie, hoje nós temos certeza de que se trata de um criminoso faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção que o pai dele, o Marcinho VP, controla a distância de fora do estado, mesmo estando preso em presídio federal”. Curi também acrescentou que o rapper gravou um vídeo desafiando a polícia: “Após esse evento, ele (Oruam) fugiu e se escondeu no Complexo da Penha. Gravou um vídeo que é uma confissão. (…) E desafiando as autoridades de segurança pública a irem até lá para fazer a captura dele”.
O rapper postou um vídeo nas redes sociais onde afirma que tudo que ele conquistou foi através da sua música, em seguida diz. “Eu quero ver vocês vir aqui pô, me pegar aqui dentro do Complexo. Não vai me pegar, sabe por causa de que? Porque aqui vocês peida, lá no Joa vocês vão me envergonhar mesmo a troco de nada. Agora vocês vai inventar vários bagulhos na internet, mas o que nós fez? Nós é artista porr*. Vai toma no **. Eu tava com Travis Scott e eu sou filho do Marcinho, seus fdp”.