O que nós, negros, aprendemos com 2024?

pexels-olly-3978302.jpg

Por: Leandro Oliveira

Falta pouco para um ano novinho, e isso, por si só, é motivo para celebrar. Para a comunidade negra, cada conquista é um ato de resistência, cada realização é um passo à frente em um mundo que muitas vezes tenta limitar nosso espaço. Este é o momento de olhar para trás com orgulho e para frente com planejamento. E você, já fez o seu balanço de 2024? Que tal esse framework?

Pense em tudo que você conquistou nos últimos meses: projetos concluídos, sonhos que saíram do papel, conexões que fortaleceram sua jornada. Celebre cada vitória, até mesmo as pequenas. Celebre as oportunidades que você criou e as portas que abriu — para si mesmo e para outros ao seu redor. Sabemos que sempre andamos juntos, não é? Mas não para por aí. Qual dessas conquistas você considera mais valiosa? Qual delas abriu novas possibilidades para 2025?

Foto: Pexels

A reflexão é fundamental. O que poderia ter sido feito de forma diferente? Onde erramos e o que isso nos ensinou? A vida é um processo contínuo de aprendizado, e cada desafio vencido ou tropeço é uma lição valiosa. E se você pudesse refazer algo em 2024, o que seria? Pense nas áreas que precisam de ajustes. Encare a autocrítica como um ato de cuidado, pois só evoluímos quando reconhecemos onde podemos ser melhores.

O primeiro semestre de 2025 é uma página que será escrita por você, e que tal já ser escrita com novas conquistas? O que você colocaria como sua primeira meta para o próximo ano? Planeje com intenção. Busque mais saúde — física, emocional e espiritual — para lidar com os desafios que virão. Cultive ambição, mas também paciência para seguir seu ritmo. Lembre-se das redes de apoio, mas também conheça pessoas novas que podem te ajudar a alcançar aquele objetivo tão desejado.

Ah, e a última dica: sempre tenha o seu “diário de bordo”, aquele caderninho especial (físico ou digital) para, com frequência, anotar suas realizações. Pessoalmente, ele nos enche de satisfação e gratidão. E profissionalmente, pode até ser uma ferramenta poderosa, onde você terá todas as suas entregas organizadas — o que pode te ajudar a pedir um aumento ou, quem sabe, pleitear uma promoção.

Celebrar mais um ano é um ato de resistência, especialmente para nós, pessoas negras. É reafirmar que, apesar das dificuldades, estamos aqui, firmes, vivos e prontos para seguir adiante. Que 2025 seja um ano de prosperidade, realizações e novas conexões que nos levem ainda mais longe e juntos! E por aí, o que você está planejando conquistar em 2025? 

Sobre Leandro Oliveira

Leandro Oliveira, 41, também conhecido como Léo, é Executivo de RH, formado em  Tecnólogo em RH, Pós Graduação na FIA, e curso executivo de Liderança na PUC e em Harvard. Hoje tem mais de 20 anos de carreira em RH no Brasil e no exterior em Liderança em equipes e projetos na Netflix, Gympass, Latam Airlines e Siemens.

Leia também: De Office boy a Harvard: Leandro Oliveira quer ajudar talentos negros a acelerar suas carreiras

Deixe uma resposta

scroll to top