Neste mês o Notícia Preta completa seis anos de existência. Criado em 2018 pela jornalista Thais Bernardes, mais especificament no dia 20 de novembro, o projeto se consolidou no meio da comunicação antirracista, promovendo visibilidade e dignidade à população negra por meio do jornalismo independente. Para a CEO e fundadora, cada ano traz novos desafios e conquistas, reforçando a importância de sua missão.
“Mais do que um portal de notícias, o Notícia Preta é uma rachadura em um sistema racista que insiste em nos excluir dos espaços de poder. Minha motivação vem de cada jovem que entra nesse espaço e descobre seu potencial”, pontua a CEO do portal.
Thais destaca a importância do Notícia Preta para além de apenas um jornal, mas também com um papel disruptivo em meio à uma mídia hegemônica e discriminatória que busca excluir os negros, sobretudo os jovens, dos principais debates.
“O Notícia Preta sempre foi além de um portal de notícias. Assim que a gente começou, pessoas de outros estados já pediam para escrever e participar, e a gente começou a fazer as oficinas com os voluntários.”, explica Thais.
A visão ampliada para o meio de comunicação se materializou não apenas no alcance do site e nas redes sociais, mas também em projetos como a Escola de Comunicação Antirracista, lançada em 2023, e nos videoasts Ekos e Antenados, lançados em 2024. Neste ano também nasceu o Instituto Orire, a iniciativa social do Notícia Preta.
Desafios e transformações
Thais lembra que os primeiros anos foram marcados por dificuldades financeiras, com uma fase marcada por muito sacrifício, mas também com perseverança na missão do Notícia Preta ser uma voz antirracista em um país que ignora as desigualdades.
“Durante 4 anos e meio, não tínhamos recursos sequer para manter o domínio do site. Eu financiava tudo com o meu salário da mídia tradicional, desde despesas operacionais até a contratação de um programador – algo essencial, mas financeiramente desafiador”, conta.
Um grande momento aconteceu em 2023, com a chegada da primeira sede. Isso significou um símbolo da força que o projeto havia ganhado até aquele momento, e da legitimidade que o Notícia Preta conquistou. Atualmente o jornal se mudou para uma nova redação, no mesmo bairro da anterior, na Zona Norte do Rio de Janeiro: Ilha do Governador.
Para Thais, outro episódio muito marcante da trajetória foi ver o crescimento profissional de quem passou pelo portal. “Uma jovem que começou no NP sem experiência jornalística ter sua primeira aparição em um programa produzido por nós e, mais tarde, alcançar o posto de repórter na TV Globo”, relatou a CEO.
Esse foi um momento de confirmação: “O Notícia Preta não é apenas um portal de notícias, mas uma plataforma transformadora que empodera jovens negros e periféricos, mostrando que o jornalismo pode ser uma ferramenta de inclusão e mudança“, completou.
Sobre sua motivação com o trabalho do Notícia Preta, Thais fala sobre como o NP é uma ferramenta de visibilidade e dignidade de uma comunidade que é marginalizada.
“É sobre tornar acessíveis pautas que impactam diretamente nossas vidas – como economia, política e educação – e fazê-las entender que esses assuntos também pertencem a elas (pessoas pretas)”, conta a jornalista.
Com mais de 450 mil seguidores nas redes sociais e 15 mil acessos semanais no site, o Notícia Preta completa seis anos de conquistas, momentos marcantes e grandes coberturas.
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