Nesta terça-feira (11), a atriz Neusa Borges, participou do programa Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo. Aos 84 anos, ela falou sobre a falta de convites para trabalhar na televisão. Apesar das dificuldades, ela garantiu que não pretende parar e segue ativa em outros projetos artísticos.
“Eu tô com 84 anos, mas como eu gostaria de estar trabalhando. Agora já me aposentaram. Depois de Salve Jorge [2012], me aposentaram. Não me chamam para mais nada. Mas como eu sou uma nêga tinhosa, eu falo ‘não vou parar’”, afirmou a atriz, que acumula mais de seis décadas de carreira na dramaturgia brasileira.
Neusa contou que tem se dedicado ao cinema e que está colhendo reconhecimento fora do país. “Estou com seis filmes entrando em cartaz. Inclusive, protagonista na Itália. O Brasil não reconhece. Lá está bombando, na Itália. Aqui, eu tive duas notinhas. Uma preta protagonista num filme italiano”, desabafou.

A artista também comentou sobre o etarismo na indústria do entretenimento, lamentando que o mercado muitas vezes desvalorize artistas mais velhos. “Mas, infelizmente, a gente chega numa certa idade… As pessoas pensam que morreu para tudo. Juro que eu não tenho saco para isso. Eu tenho uma família para sustentar. Se eu não trabalhar, quem vai pagar minhas contas? Eu tenho que trabalhar.”
Com uma trajetória marcada por papéis memoráveis em novelas e minisséries, Neusa relembrou o início da carreira. “Eu comecei a trabalhar como figurante, figuração. E ganhei prêmio. Até hoje, eu ainda sou assim. Eu tô chateada, porque não me chamam [para trabalhar]”, disse.
Além do cinema, Neusa revelou estar focada em um projeto literário pessoal. “Eu tô há 20 anos para lançar um livro. Eu vejo neguinho lançando livro a torto e a direito. Eu tô com um livro infantojuvenil e contos de reflexão da Neusa Borges. Eu acho que estão com medo que tenha alguma coisa demais no livro. Em 20 anos, já entrei em contato com ministra, fiz miséria. Não sai esse livro”, afirmou.
Leia também: Etarismo dificulta inserção de maiores de 50 anos no mercado









