Ícone do site Notícia Preta

Movimento Negro de Bento Gonçalves promove evento em homenagem à Mulher Negra

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Será realizado, nesta quinta-feira (8), às19h30, em Bento Gonçalves (RS), o 2º Encontro Cultural- Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”, em alusão à data comemorada no último dia 25 de julho. O evento será na Fundação Casa das Artes.

Organizado pelo Movimento Negro Raízes, o Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves e a Secretaria de Cultura, o intuito do evento é promover o Dia Nacional de Teresa de Bengela e da Mulher Negra. 

Convite do evento – Imagem: Redes Sociais

“As datas negras nunca foram abordadas aqui na cidade, de fato. Nós fazíamos os trabalhos em novembro, mas sempre da forma ‘típica’. Procuramos levar as atrações culturais que remetesse à cultura negra, enquanto afro-brasileiros”, afirmou o Presidente do Negro Raízes, Marcus Flavio Dutra.

O Movimento Negro Raízes tem sido uma ferramenta útil no combate ao racismo e ensino da cultura afro-brasileira em Bento Gonçalves. Em 2018, o projeto recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do estado.

“Nós ainda temos muito o que fazer, até porque recentemente ocorreu um caso de injúria racial na cidade envolvendo uma jovem negra. Nós estamos muito distantes do que preconiza a palavra igualdade”, alertou.

O caso mencionado por Marcos é da jovem de 20 anos, vítima de injúria racial em Bento Gonçalves, quando trabalhava de fiscal de estacionamento no centro da cidade. Na ocasião, o agressor se aproximou da vítima com os dizeres “Por que tu me multou sua negra?”, enquanto algumas pessoas ao redor acompanhavam o ocorrido.

Segundo o Negro Raízes, ela será uma das homenageadas do encontro cultural.

Além das homenagens, o evento também contará com atrações culturais, com destaque para os grupos de dança (Jazz/ danças urbanas/ gaúcha), declamação de poesia e demais opções musicais.

Sair da versão mobile